plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
BANHO DE CHEIRO VIRTUAL

Dona Coló ensina o banho de São João em live do Instagram

O dia de celebrar São João está chegando e junto traz uma das maiores tradições dessa época do ano: o banho de cheiro. Uma das mais famosas erveiras do Ver-o-Peso, Dona Coló, é a convidada de uma live que ocorre hoje, às 11h, para levar um pouco dessa tra

Imagem ilustrativa da notícia Dona Coló ensina o banho de São João em live do Instagram camera Dona Coló reza pela saúde de todos e ensina a usar as ervas para afastar as energias ruins. | Irene Almeida

O dia de celebrar São João está chegando e junto traz uma das maiores tradições dessa época do ano: o banho de cheiro. Uma das mais famosas erveiras do Ver-o-Peso, Dona Coló, é a convidada de uma live que ocorre hoje, às 11h, para levar um pouco dessa tradição para mais perto de quem está em casa, direto pelo Instagram. Coló, que tem na preparação de banhos de ervas um conhecimento passado de geração a geração, conta que mostrará aos internautas suas mais variadas preparações pra o banho junino, famoso pelos paraenses por reunir mais de 21 ervas e muitos segredos e boas energias. A transmissão ocorrerá diretamente da barraca de Coló, com todos os seus adornos multicoloridos.

“Vou arrumar tudo. Estarei toda pronta para amostrar meus perfumes, meus banhos, como sou no dia a dia, na minha vida, com a minha rotina com as ervas. Para mim é muito importante mostrar o nosso trabalho, divulgar nossas riquezas da Amazônia. Vou falar sobre o que eu vendo, em especial os cheiros que são procurados pelos visitantes”, antecipa a erveira.

Entre uma dica e outra de banho de cheiro, ela também ensinará dicas essenciais para passar por este momento de pandemia, tanto para aumentar a imunidade quanto para afastar as energias ruins. “Vou apresentar dicas de que banho fazer e mostrar como o banho de limpeza ajuda para acabar com toda essa sensação de negatividade. Tem um banho da raiz do sol que é para limpar e afastar para bem longe essas coisas que estão nos cercando”, ensina.

Outros banhos que estão entre os mais pedidos na famosa barraca do Ver-o-Peso também terão seus segredos revelados na live. “Eu tenho o ‘Banho do Sucesso’, que é para ter sucesso na vida; tenho ‘Banho do Abre-Caminho’, para essa coisa do coronavírus ir embora para muito longe, e o ‘Banho da Felicidade’ para atrair paz, amor, saúde, e também tem o banho cheiroso de São João”, enumera Coló, que garante a eficácia de seus produtos 100% naturais. “As ervas, elas curam, são boas, têm o perfume, o aroma, muito bom. São essências como a pataqueira, chama e levante, o abre-caminho, assim como a priprioca. Tem de tudo no banho de cheiro, que é um dos mais procurados neste período de junho”, destaca.

Mas Coló avisa: mesmo com o poder dos banhos aromáticos e medicinais, há algo que é fundamental para o banho dar certo: “A gente tem que ter fé. Tem que pedir a Deus para que essas coisas não continuem e que acabem logo. Em casa, estava cuidando dos meus perfumes, pedindo a Deus pela saúde das pessoas e pedindo muito para que tudo voltasse ao normal, porque é muito triste ver as pessoas partindo”.

Coló ficou três meses afastada do Ver-o-Peso e da atividade que desempenha há 35 anos, em virtude do isolamento social, e agora a erveira diz que que volta à ativa respeitando todas as normas sanitárias. “Aqui é com álcool gel assim que chego. Tem também para borrifar nas mãos das pessoas que encostam na barraca”.

O conhecimento que ela acumulou em décadas de feira, e que será repassado hoje na live, também está sendo transmitido para as filhas, conta ela. “Depois das filhas, é hora de passar para as minhas netinhas e só largo aqui quando morrer. Aqui, esse saber vai sendo passado de uma geração para outra, para saber como faz, para conhecer as propriedades que cada erva tem. Quando alguém me pergunta, sempre digo que falar de ervas é muito bom. Tenho um orgulho muito grande de dizer que sou erveira. Eu amo meu trabalho”.

Live com Dona Coló

Quando: Hoje, às 11h.

Onde: Instagram.com/ @deasmelo_cac

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias