Uma narrativa leve e divertida é a proposta do espetáculo “Fulana, Sicrana e Beltrana”, que será apresentado nesta sexta-feira, 23, no palco do Teatro Maria Sylvia Nunes, com sessão única às 20h. A apresentação integra a programação do projeto “Círio na Estação 2020”, que está com uma série de atividades culturais desde o início deste mês no espaço. 

2ª Mostra de Teatro Nilza Maria apresenta produções paraenses

No palco, André Laurent, Kadu Santoro, que também é diretor cênico, e Emanoel Freitas, são os atores que dão vida às três personagens do título da montagem, que estreou há um ano com sessões em Macapá. 

A peça conta a história de três amigas que se reencontram após 20 anos, através da internet, e resolvem marcar um encontro para saberem o que cada uma fez ao longo desse período em que estiveram longe umas das outras. Durante a conversa, Fulana, Sicrana e Beltrana descobrem aos poucos que uma é a responsável pelo fim do relacionamento da outra, o que gera constrangimentos, mas boas risadas.

FEMINILIDADE 

Também diretor artístico do espetáculo, Emanoel Freitas conta que se interessou em montar o texto de Paulo Sacaldassy pelo desejo de homenagear o universo feminino. “Percebi que esses elementos se encontravam no texto, sem estereótipos ou caricaturas, mas fala desse contexto da amizade e do mundo da mulher” . 

Cada uma das personagens tem um perfil diferente, que são acentuados pela comédia, reforça Emanoel: “A Fulana é uma rata de academia, tem um estilo de vida saudável. Separada do marido, ela quer tirar cada centavo do ex. Já a Sicrana dá conselhos sentimentais pela internet, enquanto Beltrana acredita que os homens são descartáveis e que servem apenas para serem usados nos relacionamentos”. 

Com a pandemia, os atores tiveram de se reinventar, conta Emanoel. “Nossos ensaios aconteceram on-line, desde o início de agosto, e só nos encontramos presencialmente uma semana antes da estreia”, diz. Observando as regras para a segurança do elenco e público, algumas adaptações foram necessárias, ele continua: “A estrutura do cenário continuará a mesma, mas as marcações cênicas precisaram ser refeitas para garantir o distanciamento social”, afirma. 

Esse retorno aos palcos promete muita emoção. “O teatro é emoção ao vivo, absolutamente nada substituirá o contato olho no olho entre artista e público, mesmo com as capacidades dos teatros reduzidas, mas imagino que esse reencontro será maravilhoso”. 

GRATUIDADES 

Crianças até 4 anos e portadores de necessidades especiais não pagam ingresso e devem retirar as cortesias no local, uma hora antes do espetáculo. Idosos a partir de 60 anos têm direito à gratuidade, conforme porcentagem definida em lei. Após o número de cortesias se esgotar, as pessoas da terceira idade poderão adquirir o ingresso pelo valor de meia-entrada, bem como estudantes e crianças de 5 a 12 anos. Todos devem apresentar documentação oficial. 

PRESTIGIE 

Espetáculo “Fulana, Sicrana e Beltrana” - Círio Na Estação 2020 

Quando: Sexta-feira, 23, às 20h 

Onde: Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas - Av. Boulevard Castilhos França, SN, Campina ) 

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Ingressos e cortesias disponíveis na bilheteria do teatro, de 10h às 20h.

Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS