plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FESTIVAL ONLINE

Psica tem arte do som ao grafite

Festival “Psica Live e Painting” apresenta nesta sexta as várias vertentes da black music

Imagem ilustrativa da notícia Psica tem
arte do som ao grafite camera Divulgação

Voltado à cultura urbana e periférica, a segunda semana do festival “Psica Live & Painting” começa nesta sexta-feira (19), com o DJ Morcegão, acompanhado das MCs Íra, Ruth Clark e Yasmin Oss, em uma apresentação online, através da “TV Psica”, no Youtube. O set list vai do rap ao reggaeton e outras vertentes do estilo conhecido como black music. “Vou mostrar um pouco do que eu toco na noite, voltado para o hip hop, o rap, e dentro desse contexto, vamos ter essas três convidadas que fazem rap em Belém”, comenta Morcegão.

As três artistas são novos e promissores nomes da cultura hip-hop em Belém, especialmente Ruth Clark que já foi destaque no caderno Você, com trabalhos lançados on-line. “No meio do desenrolar da live, elas vão entrando e eu vou sendo DJ, soltando as batidas para a apresentação delas. Eu já toquei com Ruth Clark; e conheci a MC Íra quando ela fez oficina de DJ comigo no Curro Velho. A expectativa para o Psica é das melhores”, diz o DJ, que já soltou em rede social um trecho de sua performance solo, com boa repercussão entre o público.

Outro destaque da programação são quatro videoaulas mostrando o processo de criação do beatmaker e produtor paraense Navi Beatz. Ele compartilha desde a criação e gravação de beats até a fase de mixagem, tudo disponibilizado nesta segunda-feira (22), 14h, na TV Psica. “Vou mostrar meu processo criativo para a construção de música, gravação e o tratamento de voz. São vídeos de 10 minutos mais ou menos, começando pelo mais básico do programa, mostrando as principais funções”, adianta o beatmaker.

Trabalhando em seu próprio home studio, ele pontua que a ideia dos vídeos passa também por isso, “em como a gente consegue gravar músicas do nosso próprio quarto e ter resultados positivos. Antes, você tinha que ir para um estúdio maior, mas com a tecnologia atual você consegue fazer um trabalho de qualidade”. O ponto mais avançado da aula será o quarto vídeo, em que Navi mostra como faz para gravar e mixar a voz.

GRAFITE

Outro destaque do final de semana é que será exibido o primeiro “Live Painting” da programação. Esta é uma forma de arte performática, na qual os artistas completam uma peça de arte visual em uma apresentação pública - neste caso, em uma transmissão on-line. Neste sábado (20), o público confere o projeto “Muros Que Falam”, com Patrick Santos, o “PTCK”, como ele assina seus grafites. Para o artista de rua e grafiteiro, esta é uma arte que nasceu para expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente sobre os menos favorecidos. “O grafite tem sido a voz das periferias e mostra, fielmente, a realidade das ruas”, pontua.

PRÓXIMAS SEMANAS

Ao longo das próximas semanas, mais três projetos artísticos visuais produzidos por grafiteiros serão apresentados: “Murais de Quebrada”, com o TsssRex, dia 26; “Galeria a Céu Aberto”, com o SANTO, dia 27; e o “Mural Inclusivo de Grafite Sensorial”, com a Lenu, dia 5 de março. Entrando no mês de março, haverá uma edição especial da Batalha de São Brás, dia 6, com disputa entre os MC ‘s paraenses, premiação e apresentação musical com o grupo Caruana. E dia 7 de março, será elaborado um roteiro turístico de bicicleta para que as pessoas possam ver as obras visuais dos grafiteiros convidados. Todos os projetos são financiados pela Lei Aldir Blanc. Pará e contam com o apoio do Café com Arte e da APAE.

CURTA!

Psica Live & Painting

Quando: Sexta, 18h, DJ Morcegão; sábado, “Muros Que Falam” com PTCK; e segunda, 14h, Aula com Navi Beatz; demais programações até 7 de março

Onde acompanhar: Instagram (@psicaproducoes) e Youtube/Tv Psica

Quanto: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias