A peconha é um utensílio artesanal amazônico similar a um cinto, utilizada por indígenas e ribeirinhos na escalada de árvores. No Pará, é a forma mais rudimentar para coletar o açaí. É tão familiar nas comunidades e vilas, que assumiu o perfil recreativo. A peconhagem é uma das modalidades do Jogos Ribeirinhos e Combú Vibes, festival integrado que reúne esporte, música e ecologia, neste domingo (11), no espaço Combú Vibes, na Ilha do Maracujá, Região das Ilhas, em Belém.

A proposta do festival é promover um dia de conscientização sobre a importância das culturas tradicionais, por meio do resgate da memória local e de práticas comunitárias de preservação do meio ambiente, tudo isso embalo de uma boa música. Das modalidades esportivas, além da “peconhagem”, o evento apresenta a “casquinhagem” e o “nado ribeirinho”.

Por conta da pandemia do coronavírus, os organizadores do evento tiveram que adaptar a programação. Inicialmente, seria um evento aberto ao público, mas diante das medidas restritivas, o festival será fechado e as apresentações serão documentadas e posteriormente divulgadas. “Nós tivemos que se adequar e a própria lei Aldir Blanc flexibilizou para que pudéssemos realizar o festival”, explica o produtor Tadeu Kahwage Jr.

Região das Ilhas recebe festival sobre cultura amazônica
📷 |Divulgação

Ecologia

A produção excessiva de lixo é um dos maiores problemas socioambientais no Brasil. A Região Norte está entre as três principais que descartam seus resíduos inadequadamente, acima da média nacional (59,5%), com 79% das cidades (357 municípios) fora do padrão necessário de manutenção.

Nesse sentido, o evento traz uma oficina para auxiliar a comunidade local na separação de material reciclável, promovendo a formação de cidadãos multiplicadores de atitudes ambientalmente positivas. Além da redução do desperdício e mudança de hábitos, a atividade, que tem à frente Renata Maués da Casa 4, também vai agregar valor à reciclagem, inclusive como estimulador de uma nova economia.

As atrações musicais ficam por conta dos DJs Faca e One Love, com muito reggae, carimbó e brasilidades. Esta é a primeira edição do Festival Jogos Ribeirinhos e Combú Vibes, selecionado pelo edital de Festivais Integrados da Lei Aldir Blanc. A realização é da Associação de Esportes Radicais Afins e One Love Produtora, com apoio as Casa 4, Una e Monotour.

O evento é fechado e atende as medidas restritivas do Decreto Estadual 800/2020. Todas as atividades atentam ao número permitido de participantes, ao distanciamento físico e ao uso de máscaras de proteção.

Confira a programação

9h Aula de Yoga – Lana Pantoja

10h Apresentação dos Jogos Ribeirinhos-A.E Radicais e Afins

14h Ações de Educação Ambiental - Casa 4

Durante todo evento: DJ Onelove - Reggae DJ Faca – Carimbó e Brasilidades

Festival reúne esporte, música e ecologia na famosa ilha do Combú. Foto: Sidney Oliveira/ Agência Pará

MAIS ACESSADAS