Novos estilistas se lançam oficialmente no mercado da moda paraense no “Amazônia Fashion Week (AFW) 2021”, edição especial de 15 anos do evento que visa valorizar e destacar criadores regionais que trabalham com marcas autorais. Ao todo, oito profissionais irão apresentar coleções com o tema “Talentos da Amazônia”.

O evento ocorre hoje (6) e amanhã (7), com transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube. O acesso é gratuito.

Os participantes passaram por uma seleção que considerou a identidade amazônica focada no processo criativo e nas técnicas sustentáveis. “A gente quer que esses novos criadores possam se lançar, gerar renda e fazer com que a nossa sociedade valorize essa moda com identidade local”, comenta Felícia Maia, coordenadora do evento, que esta ano recebe apoio da Lei Aldir Blanc.

A abertura, hoje, conta com uma conversa com o pesquisador e consultor em negócios e economia criativa, Aldo Clecius, de Belo Horizonte, também criador de um movimento que reúne marcas autorais de moda sustentável e que valoriza a mão de obra. Ele deve falar, juntamente com Felícia, sobre os desafios do mercado no século 21, principalmente diante das mudanças provocadas pela pandemia.

Amanhã haverá a transmissão do desfile, respeitando os protocolos sanitários. Serão oito modelos que irão apresentar uma peça de cada estilista. Não haverá público presencial, apenas uma equipe reduzida de produção e transmissão. “É um formato que se comprovou efetivo na última edição, no ano passado, onde tivemos grande alcance até fora do estado. Por isso, esperamos grande visualização este ano também”, destaca Felícia.

Para a coordenadora, o Amazônia Fashion Week tem ajudado a valorizar a moda local. “Quando iniciamos o movimento, as pessoas não conheciam a moda local e não a valorizavam. Ao longo desse tempo tivemos progresso significativo, com cursos e programas de capacitação, e a própria conscientização do consumidor que passa a ter outros olhares. Essa moda também ganhou melhor qualidade, acabamento e informação”, diz Felícia, para quem o AFW tem conseguido sucesso em sua missão. “O objetivo foi sempre valorizar a moda daqui, fazendo vitrine para ela, e temos conseguido, sim. As pessoas já sentem prazer a usar uma marca nossa”, diz.

Alcimara Braga, 37, dá nome a uma das marcas que vai apresentar coleção no desfile, ao lado de Camz Silva, Estúdio VNE, Nandíssima, J’N”Key, Liz A. Santos, Cássia Rodrigues e Vista Namata. Alcimara é formada em matemática, mas o sonho de ser estilista a acompanha desde a infância, quando gostava de desenhar e costurar as próprias roupas. O despertar para a moda como profissão só veio em 2018, quando resolveu fazer uma especialização em cultura e mercado. Ela diz que todas suas coleções autorais são inspiradas na Amazônia e no desfile vai apresentar o tema “Fôlego Amazônia – Impactos ambientais causados pelas hidrelétricas na Amazônia”.

“Cada roupa é inspirada em um animal da floresta, como se eles estivessem fugindo das queimadas. Essa coleção é de vestidos de festas onde não trabalho com pedrarias, mas os bordados e enfeites são todos de retalho, bem sustentáveis”, detalha a estilista. Ela admite que o processo de criação e confecção foi desafiador devido ao cenário da pandemia, e acabou sendo a responsável pela produção da própria coleção, do início ao fim.

“Todas as coleções estão lindíssimas. Todos nós nos esforçamos muito, apesar de todas as dificuldades. Foi difícil, mas consegui, graças a Deus. Minha expectativa está sendo bem mais emocionante”, diz.

PROGRAMAÇÃO

Amazônia Fashion Week (AFW) 2021

Quando: Hoje e amanhã, às 19h

Onde: Instagram @amazoniafashionoficial e o canal da Amazônia Fashion Week no YouTube

Foto:

MAIS ACESSADAS