plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CRIADORES REGIONAIS

Amazônia Fashion Week celebra 15 anos com programação online

Além de bate-papo com especialistas, evento terá desfile com coleções de oito criadores da Amazônia

Imagem ilustrativa da notícia Amazônia Fashion Week celebra 15 anos com programação online

Novos estilistas se lançam oficialmente no mercado da moda paraense no “Amazônia Fashion Week (AFW) 2021”, edição especial de 15 anos do evento que visa valorizar e destacar criadores regionais que trabalham com marcas autorais. Ao todo, oito profissionais irão apresentar coleções com o tema “Talentos da Amazônia”.

O evento ocorre hoje (6) e amanhã (7), com transmissão ao vivo pelo Instagram e YouTube. O acesso é gratuito.

Os participantes passaram por uma seleção que considerou a identidade amazônica focada no processo criativo e nas técnicas sustentáveis. “A gente quer que esses novos criadores possam se lançar, gerar renda e fazer com que a nossa sociedade valorize essa moda com identidade local”, comenta Felícia Maia, coordenadora do evento, que esta ano recebe apoio da Lei Aldir Blanc.

A abertura, hoje, conta com uma conversa com o pesquisador e consultor em negócios e economia criativa, Aldo Clecius, de Belo Horizonte, também criador de um movimento que reúne marcas autorais de moda sustentável e que valoriza a mão de obra. Ele deve falar, juntamente com Felícia, sobre os desafios do mercado no século 21, principalmente diante das mudanças provocadas pela pandemia.

Amanhã haverá a transmissão do desfile, respeitando os protocolos sanitários. Serão oito modelos que irão apresentar uma peça de cada estilista. Não haverá público presencial, apenas uma equipe reduzida de produção e transmissão. “É um formato que se comprovou efetivo na última edição, no ano passado, onde tivemos grande alcance até fora do estado. Por isso, esperamos grande visualização este ano também”, destaca Felícia.

Para a coordenadora, o Amazônia Fashion Week tem ajudado a valorizar a moda local. “Quando iniciamos o movimento, as pessoas não conheciam a moda local e não a valorizavam. Ao longo desse tempo tivemos progresso significativo, com cursos e programas de capacitação, e a própria conscientização do consumidor que passa a ter outros olhares. Essa moda também ganhou melhor qualidade, acabamento e informação”, diz Felícia, para quem o AFW tem conseguido sucesso em sua missão. “O objetivo foi sempre valorizar a moda daqui, fazendo vitrine para ela, e temos conseguido, sim. As pessoas já sentem prazer a usar uma marca nossa”, diz.

Alcimara Braga, 37, dá nome a uma das marcas que vai apresentar coleção no desfile, ao lado de Camz Silva, Estúdio VNE, Nandíssima, J’N”Key, Liz A. Santos, Cássia Rodrigues e Vista Namata. Alcimara é formada em matemática, mas o sonho de ser estilista a acompanha desde a infância, quando gostava de desenhar e costurar as próprias roupas. O despertar para a moda como profissão só veio em 2018, quando resolveu fazer uma especialização em cultura e mercado. Ela diz que todas suas coleções autorais são inspiradas na Amazônia e no desfile vai apresentar o tema “Fôlego Amazônia – Impactos ambientais causados pelas hidrelétricas na Amazônia”.

“Cada roupa é inspirada em um animal da floresta, como se eles estivessem fugindo das queimadas. Essa coleção é de vestidos de festas onde não trabalho com pedrarias, mas os bordados e enfeites são todos de retalho, bem sustentáveis”, detalha a estilista. Ela admite que o processo de criação e confecção foi desafiador devido ao cenário da pandemia, e acabou sendo a responsável pela produção da própria coleção, do início ao fim.

“Todas as coleções estão lindíssimas. Todos nós nos esforçamos muito, apesar de todas as dificuldades. Foi difícil, mas consegui, graças a Deus. Minha expectativa está sendo bem mais emocionante”, diz.

PROGRAMAÇÃO

Amazônia Fashion Week (AFW) 2021

Quando: Hoje e amanhã, às 19h

Onde: Instagram @amazoniafashionoficial e o canal da Amazônia Fashion Week no YouTube

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias