Se algum belenense ou turista que passa por Belém ainda não contemplou o pôr do sol na Estação das Docas não apreciou a capital paraense. Dizem que é como ir à Roma e não ver o Papa. Com um tacacá ou um sorvete na mão, se deliciando com os sabores paraenses, é difícil não admirar tanta beleza. Mas também podemos escolher tomar um chopinho bem gelado contemplando as maravilhas.

Pode ser por baixo de chuva ou do sol, o importante é sentar na beira da Baía do Guajará e se apaixonar.

Canecas de chopp guardam boas lembranças dos belenenses

Nesta quinta-feira (13), a Estação das Docas completa 21 anos de funcionamento, e segue se firmando como um dos cartões postais que mais reflete a região amazônica. Tal característica garante ao equipamento o título de referência nacional em se tratando de complexo turístico.

No local, o visitante encontra um espaço que oferece uma experiência completa com os principais componentes da cultura e gastronomia da Amazônia.

E que tal aproveitar esse dia para postar um #TBT na Estação das Docas?

Em dia de #TBT, relembre seus momentos na Esração das Docas
📷 Em dia de #TBT, relembre seus momentos na Esração das Docas |DOL

VEJA AQUI ALGUMAS IMAGENS:

Bruna Dias aproveitando a gastronomia local.
📷 Bruna Dias aproveitando a gastronomia local. |Lucas Queiroz
📷 Ana Paula e sua mãe Fátima, em um momento de afeto |Tassia Barros
📷 Um panorama do local que é um dos mais visitados da capital paraense |Enderson Oliveira
📷 Anderson Beimer curtiu suas férias na Estação |Lucas Queiroz
📷 Cauã posando para a foto |Arquivo Pessoal
📷 Thatyanne e o marido Endy, curtindo o pôr do sol |Arquivo Pessoal

O complexo proporciona ao turista vivenciar as belezas naturais da Amazônia, com conforto e segurança, sendo o pôr do sol uma das atrações favoritas dos frequentadores. Nos 500 metros de orla, do antigo porto de Belém, que completam a programação com um belíssimo passeio e vista para a Baía do Guajará, é possível encontrar três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados e um terminal para embarque e desembarque de passageiros; tendo ainda o Anfiteatro São Pedro Nolasco.

ESPAÇOS

O armazém 1 foi batizado como Boulevard das Artes – por abrigar o ‘Memorial do Porto’, uma exposição permanente de artefatos encontrados durante a construção do complexo. O mesmo armazém possui lojas com produtos como biojoias, roupas e artesanato regional. Além de uma cervejaria, e quiosques de tradicionais lanchonetes e sorveterias de Belém.

O armazém 2 é nomeado Boulevard da Gastronomia e comporta um mix de restaurantes, lanchonetes e sorveterias, com cardápios que vão de pratos típicos e tradicionais à culinária internacional. Já o armazém 3 é o Boulevard de Feiras e Exposições, que tem como anexo o Teatro Maria Sylvia Nunes, o local é destinado a Feiras, exposições, congressos, encontros, eventos sociais e variados.

Pandemia

Em 21 anos de história, a Estação das Docas funcionou 364 dias por ano, com exceção do primeiro dia do ano. Neste cenário pandêmico o local precisou fechar as portas por várias semanas, período em que também houve serviços de revitalização dos guindastes, guarda-corpo da orla e outras obras de manutenção, tudo para que os visitantes pudessem admirar a beleza da baía do Guajará em segurança.

A Organização Social Pará 2000, responsável pela administração, tem se esforçado para manter a Estação das Docas em pleno funcionamento, assim como outros equipamentos turísticos que administra: Parque Zoobotânico Mangal das Garças e Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, para que os visitantes possam continuar usufruindo desses locais da melhor forma possível, ainda que seja necessário seguir protocolos de segurança sanitária.

"É uma honra presidir a Organização Social Pará 2000 e realizar a gestão de espaços tão importantes como a Estação das Docas. Foram muitos desafios nesse contexto de pandemia, mas chegamos aos 21 anos em pleno funcionamento, conseguindo nos adequar às normas de segurança sanitária e garantindo ao público este espaço de lazer e contemplação em tempos tão difíceis", declara Antonio C. Sobrinho, presidente da OS Pará 2000. 

Tão logo a situação da pandemia melhore, a OS pretende realizar uma programação em comemoração ao aniversário do complexo do jeito que o público gosta: com muita música paraense e expectativas positivas de retorno dos projetos culturais fixos. Atualmente o espaço está aberto todos os dias com redução de 50% da capacidade. Para entrada e permanência no local é obrigatório o uso de máscara e obediência ao protocolo de segurança contra a Covid-19.

Serviço:

Estação das Docas

Funcionamento pós decreto: Aberto todos os dias com redução de 50% da capacidade

10h às 22h – Mix de lojas

10h à 00h – orla, restaurantes, lanchonetes e sorveterias

Endereço: Av. Boulevard Castilho França, S/N - Campina, Belém - PA

Um panorama do local que é um dos mais visitados da capital paraense Foto: Enderson Oliveira

MAIS ACESSADAS