Município colonizado pelos nordestinos e cujo padroeiro é São José, o santo da chuva, Castanhal é considerada a terra do forró do nordeste paraense.

Uma das tradições na cidade era o forró de rua, que ocupava trechos de vários bairros e agrovilas. Contudo, há cerca de cinco anos esses eventos foram proibidos a pedido do Ministério Público.

Mas as quadrilhas ainda continuam marcando presença nos clubes e bairros da cidade. Só  que elas também deixaram de se apresentar por conta da epidemia.

Agora a saída encontrada pela Secretaria de Cultura de Castanhal foi produzir três lives reunindo apresentações dessas quadrilhas e de cantores da terra ligados à tradição junina.

“Não vamos deixar nossa cultura junina morrer. E essas lives são hoje a nossa saída para manter essa tradição”, afirma Ery Holanda, secretário de Cultura de Castanhal.

Ele informa que, a partir da próxima quinta-feira, 24, será realizada a primeira  das três lives, sempre antecedidas das apresentações das quadrilhas juninas. Walbinho dos Teclados, Haroldo Reis, Carimbo Modelo, Robertinho Miragem, Judson Marques, o cabeludo do forró, vão dividir esses três dias de apresentação.

Para assistir, basta acessar o canal do You Tube da Prefeitura Municipal de Castanhal.

A Secult também montou uma exposição no hall de entrada da secretaria, com fantasias ligadas à tradição junina.

MAIS ACESSADAS