Assim como o cérebro emite transmissões de um neurônio para outro, o corpo humano e a mente humana estão sempre criando relações com outros seres, criando laços, procurando razões e coisas para darem sentido à vida. Mas quando essas relações acontecem de uma forma exagerada, cria-se a dependência, o preenchimento de um vazio. Todo ser humano é dependente de algo, desde o oxigênio a um simples abraço.
Explorar os pensamentos e sentimentos que levam a comportamentos compulsivos, a exemplo da dependência (seja ela afetiva, química, tecnológica ou de outro tipo), é a ideia do espetáculo “Sinapses”, que será lançado neste domingo (22), às 20h, no site do Espaço das Artes de Belém.
O espetáculo é um registro poético construído a partir de experiências pessoais, pesquisas e relatos de pessoas que sofrem com os mais variados tipos de dependências. O objetivo é levar ao público diferentes visões do problema, além de abordar também a desestrutura familiar e o quanto isso pode interferir no desenvolvimento de um indivíduo na sociedade.
Luana Oliveira criou a dramaturgia e é a intérprete do monólogo. Foto: Divulgação
“O projeto surgiu da necessidade de falar sobre um tema tão difícil, complexo e, ao mesmo tempo, tão comum em muitas famílias. Vimos uma grande oportunidade de utilizar as artes cênicas para contextualizar a vida dessas pessoas que sofrem com a dependência química, dependência religiosa e a dependência emocional, além de poder trazer uma reflexão sobre esses problemas sociais e lembrar que isso não é dominante em uma classe social, mas, sim, que pode ocorrer em qualquer lugar ou em qualquer família”, explica a atriz Luana Oliveira, que interpreta o monólogo e construiu a dramaturgia da peça.
“Sinapses” é um projeto aprovado na Lei Aldir Blanc, proposto por Luana Oliveira, e com produção e cenografia de Lauro Sousa. O figurino é de Aníbal Pacha, o visagismo é de Thaís Sales, e a direção e iluminação é de Breno Monteiro.
O espetáculo tem apoio do Espaço das Artes de Belém e da Companhia Paraense de Potoqueiros. O espetáculo estará disponível a partir deste domingo (22), às 20h, no site do Espaço das Artes de Belém (www.espacodasartesdebelem.com.br)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar