“A história de Maria, se não fosse verdadeira, não funcionaria como ficção. Quem a conhecesse, poderia julgá-la como “exagerada”, “fantástica”, ou até mesmo “absurda”. Não. Nada disso. A saga de Maria é tão real quanto as narrativas comuns a milhões de brasileiras”.
Já no prefácio podemos vislumbrar o que nos aguarda no interior das páginas do livro “O veneno da cobra e da maçã”. Contemplada pelo Prêmio Eduardo de Castro de Literatura Marabaense, a obra, escrita pela jornalista e escritora Bianca Levy, aborda a saga de uma personagem real, a aposentada Maria de Fátima Pereira.
“Maria de Fátima é uma mulher campesina. Maranhense, trazida pela fome até o Pará. Uma Maria síntese de todas as Marias do Norte e do Nordeste do Brasil”, revela a autora, que conheceu Maria durante um trabalho voluntário desenvolvido no Caps III Castanheira, em Marabá, entre 2019 e 2020.
“Fui convidada para integrar voluntariamente a equipe terapêutica de Dona Maria, quando ela revelou em consulta que o maior sonho dela era escrever um livro sobre a própria vida, mas não sabia escrever. Fui conhecê-la e ouvi uma história tão incrível que entendi a importância de registrá-la em um livro”, conta Bianca.
Clique aqui para comprar o livro agora mesmo!
Episódios marcantes como o massacre da ponte de Marabá, denúncias de trabalho escravo e abuso sexual infantil estão presentes na obra, juntamente com episódios lúdicos vivenciados pela protagonista, relacionados principalmente às encantarias relatadas nos interiores do Pará e Maranhão.
“Foi um trabalho em conjunto, em prol de realizar o desejo de Dona Maria. São 12 pequenos contos, inspirados em diversas passagens da vida dela, que é uma contadora de histórias nata, memória viva dos interiores do Pará e Maranhão”, resume Bianca, que é complementada por Maria: “Eu nunca encontrei ninguém para dar atenção para a minha história. Nem meus filhos acreditavam, achavam que era só história. Mas não é só história, são fatos reais que aconteceram na minha vida. As pessoas só vão entender tudo o que eu vivi, depois de lerem o livro”.
LANÇAMENTO
O livro “O veneno da cobra e da maçã” será lançado no próximo sábado (20), às 17h, na biblioteca Orlando Lima Lobo, em Marabá.
A programação de lançamento integra o tradicional evento em alusão a consciência negra, realizado no Cabelo Seco, na Velha Marabá, e vai contar com a participação da própria Dona Maria, além de um cortejo e uma ciranda a céu aberto.
O livro pode ser adquirido por meio do instagram @estudiolanca ou pelo whatsapp 84-996389426.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar