plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COMEMORAÇÃO

Dia do Músico: bandas e músicos farão desfile em Vigia

Tradicionais na cidade, seis bandas musicais farão cortejo em comemoração ao Dia do Músico, celebrado nesta segunda-feira (22).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Dia do Músico: bandas e músicos farão desfile em Vigia camera Prefeitura vai disponibilizar subsídios para as escolas musicais que administram as seis bandas de Vigia | Divulgação

O Dia do Músico é uma data muito especial para Vigia de Nazaré, no nordeste paraense. Festejar os profissionais locais é reconhecer o valor que as bandas tradicionais têm para a cultura de lá e renova a história musical do lugar, celeiro de compositores e musicistas renomados.

Em comemoração ao Dia do Músico, celebrado nesta segunda-feira (22), haverá um desfile, no início da noite, de seis bandas, além da assinatura de um protocolo entre a Prefeitura e as instituições musicais, que garantirá o compromisso de subsídio financeiro às organizações.

“Pretas na Pandemia” mostra desafios cotidianos; assista!

A iniciativa vai permitir o pagamento, por 12 meses, de R$ 18 mil para cada banda. Os recursos serão investidos no pagamento de monitores das escolas das bandas e de pequenas despesas mensais. Em contrapartida, as bandas abrirão vagas nas suas escolas de iniciação musical, para alunos matriculados na rede municipal de ensino. E cada banda executará, em um ano, três atividades de entretenimento.

DESDE O SÉCULO XIX

Vigia tem, atualmente, seis bandas musicais: as mais antigas são a “31 de Agosto”, fundada há 145 anos; a “União Vigiense”, que em maio completou 106 anos, e a “25 de Dezembro” (sediada na Vila de Porto Salvo), que no próximo mês completará 96 anos de fundação.

As outras bandas são a “Maestro Vale”, “Isidoro de Castro” e “Raimundo Nobre” (Vila de Juçarateua). Juntas, as seis bandas somam cerca de 200 músicos em atividade de estudos e apresentações. Mas, como consequência da pandemia, o número de alunos nas escolas de música está muito baixo.

As bandas de Vigia são um ícone cultural. “Sem sombra de dúvida, elas formam a mais forte identidade da cultura do nosso município. Uma tradição. Têm histórias cheias de personagens, sobretudo, compositores e mestres. Consideramos essa arte como algo importante a ser preservado e incentivado. E esse é um papel do poder público em favor da cultura. Daí, o esforço que estamos fazendo para viabilizar não uma ajuda transitória, mas um programa que se pretende seja consolidado ao longo dos anos futuros”, diz o prefeito de Vigia, Job Xavier Palheta Júnior.

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

A música de banda é a maior expressão cultural de Vigia. O elenco de compositores tanto do passado quanto do presente é apreciável. Um dos dobados mais executados pelas bandas chama-se “Saudade de Minha Terra”, de Isidoro de Castro, um vigiense que no início do século passado se mudou para Cametá.

Até 2010, havia somente as três bandas mais antigas, mas desde então, um trabalho de qualificação de instrumentistas e reformulação de repertório garantiu um avanço extraordinário na qualidade técnica. A banda “União Vigiense” foi a pioneira de um programa estadual, conduzido pela Fundação Carlos Gomes, nos anos 1990, que fomentou a qualificação de músicos e fomentou a criação de novas bandas de música, inclusive em Vigia.

“O apoio às bandas tem o objetivo de preservar a cultura, e responde a pressupostos de educação patrimonial em Vigia”, diz o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Nélio Silva Palheta. “Com dezoito eventos em um ano, teremos um programa estruturado de entretenimento musical de qualidade nas comunidades do interior e nos bairros mais carentes da cidade”, acrescenta o Secretário.

COMEMORAÇÃO

Neste ano, o Dia do Músico será um dia de festa em Vigia, com bandas de música na rua. Um cortejo, que reunirá cerca de 200 músicos, começará às 18h30min, passando por várias artérias do centro da cidade. Finalizará em frente o Paço Municipal (sede da Prefeitura), onde o prefeito e os dirigentes das instituições musicais assinarão um protocolo que garante a execução de um programa de subsídios financeiros às bandas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias