plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PERDA

Morre Thiago de Mello, poeta que lutou pela Amazônia

Mello cantou em prosa e verso a luta pela preservação da maior

Imagem ilustrativa da notícia Morre Thiago de Mello, poeta que lutou pela Amazônia camera O poeta amazonense Thiago de Mello morreu dormindo, aos 95 anos, em Manaus | Divulgação

O poeta e jornalista amazonense Thiago de Mello morreu nesta sexta-feira (14), aos 95 anos. A morte foi confirmada pela editora Global, que publicava suas obras.

Nascido em Barreirinha, no interior do Amazonas, é um dos poetas mais conhecidos da região, e cantou em prosa e verso sua luta pela preservação da maior floresta do mundo.

Um de seus poemas mais célebres é "Estatutos do Homem", escrito logo após a instauração do regime militar em 1964, que correu o mundo em várias traduções.

Outro de seus livros mais famosos é "Faz Escuro, Mas Eu Canto: Porque a Manhã Vai Chegar", publicado no ano seguinte e tendo sua frase-título lembrada na última Bienal de Arte de São Paulo.

Por seu engajamento contra a ditadura, Mello chegou a ser preso e passou anos no exílio, em países como Argentina, Portugal e Chile, onde vivia seu amigo Pablo Neruda.

Voltou ao Brasil após a restauração da democracia, vivendo sempre no Amazonas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias