Um dos patrimônios históricos e arquitetônicos mais importantes de Belém, o Theatro da Paz, completa 144 anos de fundação nesta terça-feira (15). Ele que é um dos teatros mais antigos do país, ganhará uma programação com diversas manifestações artísticas, de forma gratuita ao público. A homenagem se estende ainda ao maestro Waldemar Henrique, outro símbolo cultural paraense eternizado, que completaria 106 anos no mesmo dia. A celebração ocorre nos dias 15, 17 e 20.
De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a dupla comemoração conta com dança, música, teatro e exibição de curta-metragem, para adultos e crianças, uma verdadeira “revoada cultural”, reunindo diversas expressões artísticas, desde do erudito ao popular, buscando assim, reforçar a missão do Estado de garantir o acesso democrático à casa de espetáculos e a valorização das expressões culturais.
Bailinhos infantil e pet na programação do Boulevard Folia
“O Theatro da Paz é um capítulo importantíssimo das transformações pelas quais passou a arte influenciada por tantas transformações sociais trazidas pela modernidade. Tem muita história contada naquele palco. É um teatro que recepcionou, nos seus salões históricos, grandes exposições de artes plásticas, companhias de teatro, óperas, cantos líricos e foi também sendo palco da cultura popular ao longo do tempo. Então essa celebração dos 144 anos nos lembra também essa missão de ser um palco democrático, onde todas as expressões se encontram”, explica a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Governo do Pará disponibiliza mais recursos para a Cultura
Ainda segundo a secretária, uma das formas de valorizar o equipamento cultural é a preservação do espaço. Investimentos de revitalização foram realizados nos últimos anos, demonstrando o interesse em uma atenção permanente na preservação do espaço histórico. “A gente sempre se dedicará a valorizar a importância desse equipamento cultural que é tão simbólico do patrimônio arquitetônico da cidade, da história da cidade e para própria missão do Estado de educação patrimonial, de valorização da nossa memória, das nossas tradições culturais”.
DIVERSA
A programação festiva começa, às 20h desta terça-feira, com um Tributo a Waldemar Henrique e à Cultura Popular, com a participação de convidados como a Banda Sayonara, que completou 60 anos de carreira. O público que se dirigir ao teatro será recepcionado por uma revoada de Pássaros Juninos, expressão artística genuinamente paraense.
Haverá uma interpretação da atriz paraense Ester Sá, de um trecho do espetáculo “Iracema Voa”, em homenagem à dama do rádio, Iracema Oliveira, uma das maiores referências na manutenção do Pássaro Junino do Estado. No mesmo dia, o violonista Salomão Habib executará obras de Waldemar, seguido de uma performance do Grupo Dançart, ambientada em uma Amazônia imaginária. Para encerrar a noite, a Amazônia Jazz Band (AJB) se apresentará com um repertório contando com a participação de Lucinnha Bastos, Lídia Rinecy e Jorge Silva, interpretando canções da Banda Sayonara, com muita cumbia, merengue, brega e carimbó.
Na noite do dia 17, é a vez da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentar um concerto em homenagem à ópera francesa “Les Indes Galantes”, de J. P. Rameau; “Meditação de Thaís”, de J. Massenet; “Marcha Troiana da ópera Os Troianos”, de H. Berlioz; “Suíte da ópera Os Contos de Hoffmann”, de J. Offenbach; “Ballet de Fausto”, de C. Gounod, e “Suítes de Carmen”, de G. Bizet.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar