Conhecida por ter o Círio de Nossa Senhora de Nazaré mais antigo do Estado e também por ter um dos maiores carnavais do Brasil, Vigia, no nordeste paraense, está cheia de cores, ritmos e sabores neste sábado (16). A cidade realiza a 3ª edição da Tarrafiada Cultural, uma programação que representa um movimento de resistência de artistas, músicos, poetas, compositores, cantores e fazedores de cultura. Cerca de três mil pessoas devem participar.
Em paralelo aos shows ocorrem duas feiras: uma de artesanato e outra gastronômica, que é um dos potenciais da cidade. Artistas plásticas deram cores e formas aos muros e fachadas de Vigia, com obras em grafite (Muralismo) exaltando personalidades importantes da história de Vigia.
Fundação Carlos Gomes lança VIII Festa do Ritmo
O organizador do evento, o artista visual Wilkler Almeida ressaltou que a última edição do evento foi em 2016, estando estes seis anos sem ser promovido. "É um movimento de resistência, um evento que partiu dos próprios artistas locais para a valorização do trabalho deles e para divulgação destes trabalhos", destacou.
"A ação consiste em uma série de intervenções criativas e apresentações artísticas locais e de municípios convidados", prosseguiu o artista. Cortejos de bois de máscara de São Caetano de Odivelas farão parte dos cortejos, assim como apresentações de grupos de carimbó e da Banda Sinfônica União Vigiense.
Para a empreendedora Josilene Casseb, a realização da Tarrafiada é uma oportunidade para que os visitantes que estão em Vigia, neste feriado da Semana Santa possam conhecer também o trabalho de chefs de cozinha e das vendedoras de comidas típicas da cidade. Isto porque novas releituras de pratos tem sido feito constantemente, dando um toque de criatividade na culinária regional.
Alepa reconhece Siriá como patrimônio cultural e imaterial
"Para a comunidade esse evento é um orgulho. Vigia é um celeiro cultural na poesia, literatura, música, gastronomia. Um evento deste porte fortalece a identidade local", destaca Josilene, que também é empreendedora.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar