plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ARRAIAL

FCP abre inscrições para arraial e concurso junino

Editais do Concurso Estadual de Quadrilhas e Prêmio Folguedo Junino para Arraial de Todos os Santos já estão disponíveis

Imagem ilustrativa da notícia FCP abre inscrições para arraial e concurso junino camera Após dois anos, evento voltará a ser realizado no formato tradicional | ( Reprodução )

A Fundação Cultural do Pará (FCP) publicou, no último dia 12, no Diário Oficial do Estado, editais para a Quadra Junina deste ano, que vai promover o tradicional Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas e o Prêmio Folguedo Junino 2022, no âmbito do Arraial de Todos os Santos 2022. A 18ª edição do evento será realizada no período de 17 de junho a 3 de julho em Belém. Os interessados em participar devem fazer a inscrição até 1º de junho, via internet.

Após dois anos, evento voltará a ser realizado no formato tradicional
📷 Após dois anos, evento voltará a ser realizado no formato tradicional |( Reprodução )

De acordo com Claudia Pinheiro, diretora de Interação Cultural da FCP, este ano o Governo do Estado ampliou o investimento, promovendo “a valorização da cultura popular paraense e reconhecendo o trabalho dos fazedores de cultura, além de também valorizar e dar visibilidade às manifestações culturais tradicionais do período junino”.

Juventude paraense se mobiliza por uma sociedade melhor

O edital que trata do concurso de quadrilha e misses considera faixas etárias para participação entre 7 e 14 anos e entre 14 e 18 anos.

Serão inscritas como categorias coletivas quadrilhas juninas adultas com 50 vagas para Belém e 80 vagas para os demais municípios; quadrilhas mirins com 15 vagas para Belém e 15 vagas para os demais municípios. Além disso, serão 21 premiações de Miss Caipira, incluindo adultos, mirins e mix (público LGBTQI+)

Já no edital referente aos folguedos juninos, serão premiados até 80 grupos culturais, no valor de R$ 6 mil cada, ligados às diversas expressões juninas, abrangendo Boi-Bumbá, Boi de Máscaras, Pássaro Junino e Cordão de Pássaro e Bicho, Parafolclórico, Carimbó e Toada.

“A seleção habilita aquele grupo que tem uma trajetória, um trabalho, currículo que corresponda com o período previsto no edital e, depois da apresentação para os jurados, os selecionados se apresentam no arraial”, detalha Claudia Pinheiro.

Nova aparelhagem promete surpreender em Belém

Segundo a diretora, a procura pelas inscrições está sendo grande, afinal o arraial é tradicional, existe há mais de 30 anos e “os grupos que participam sentem muito prazer em mostrar o trabalho deles”. “Como não tivemos no ano de 2020 e no ano passado foi um arraial híbrido, a expectativa este ano é ver o espaço lotado.”, diz Cláudia.

Serviço:

Editais do XVIII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas e Prêmio Folguedo Junino 2022/Arraial de Todos os Santos 2022

Inscrições: Até 1º de junho.

Onde: www.fcp.pa.gov.br/xviii-concurso-estadual-de-quadrilhas-juninas-2

Informações: podem ser solicitadas através dos e-mails edital.quadrilha.fcp@ gmail.com e edital.folguedo. fcp@ gmail.com

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias