plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NO PARÁ

Belém: Tapetes Contadores de Histórias com sessões gratuitas

O Projeto Peraltagens estará na capital Belém e nos municípios de Igarapé-Miri e Marabá neste segundo semestre de 2022.

Imagem ilustrativa da notícia Belém: Tapetes Contadores de Histórias com sessões gratuitas camera O grupo já percorreu as regiões Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil e outros 13 países. | Divulgação

Já imaginou ouvir histórias que vão fazer você conhecer o mundo? E à medida que a história é contada, você poder interagir com a magia de belos tapetes tridimensionais e tatear cenários de pano costurados? Essa é uma das propostas do projeto Peraltagens do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que chega ao Estado do Pará no mês de agosto.

O Projeto Peraltagens estará na capital Belém e nos municípios de Igarapé-Miri e Marabá neste segundo semestre de 2022. Em cada cidade, haverá sessões de contação de histórias e a exposição interativa com os tapetes costurados abertas ao publico em geral e ainda sessões agendadas para escolas públicas. Entrada Franca.

O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias tem potência artística na arte de contar história “Há duas décadas, o grupo desenvolve o trabalho singular e afetivo que leva cultura e arte para todo o país. A proposta do projeto Peraltagens é convidar a sociedade paraense a uma imersão na contação de histórias com cenários de pano costurados pelo grupo, que trazem ludicidade e alegria para todos”, explica o curador e coordenador do projeto, Warley Goulart.

Ele conta sobre o que sempre presenciam nas visitas realizadas pelo grupo. “São comuns, por exemplo, momentos em que um irmão mais velho que sabe ler e escrever, lê a história para o pequenino, que está mexendo e tocando no tapete correspondente ao livro. Um material que a gente costura é usado, assim, como um elemento que estimula o vínculo afetivo entre as pessoas da família e ao mesmo tempo incentiva à leitura por meio do afeto”, comemora o artista.

O grupo já percorreu as regiões Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil e outros 13 países.
📷 O grupo já percorreu as regiões Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil e outros 13 países. |Divulgação

Agenda no Pará

A primeira parada da agenda cultural é em Belém, de 1º a 14 de agosto no Sesc Ver-o-Peso, localizado na avenida Boulervard Castilho França, no bairro da Campina. Nos fins de semana, as apresentações do projeto Peraltagens serão realizadas para o público em geral, ou seja, para toda a família, com sessões aos sábados e domingos, às 10h e 11h. As senhas de acesso ao teatro serão entregues com uma hora de antecedência.

Com agendamento prévio, as escolas públicas de Belém participarão do projeto de terça a sexta, às 10h e 15h, diariamente. Todas as quintas às 15h, haverá sessão com intérprete de libras.

Em Igarapé Miri, as sessões de contação de histórias e da exposição interativa com os tapetes costurados começam a partir de 20 de agosto e se estendem até o dia 4 de setembro na barraca de Sant'Anna. A visitação será de terça a domingo, no horário das 10h às 18h. Para as escolas previamente agendadas, as sessões serão de terça a sexta-feira, às 10h e 15h. Às quintas-feiras, 15h, será a sessão de contação de histórias acompanhadas com intérpretes de libras.

A agenda encerra na cidade de Marabá, no sudeste paraense, já no mês de setembro, de 10 a 24 de setembro, na unidade do Sesc de Marabá, com visitação aberta da terça a sábado, das 10h às 18h. As escolas agendadas serão recebidas de terça a sexta-feira, no horário de 10h e 15h e as quintas-feiras, 15h, sessões com intérpretes de libras.

Sobre o grupo

O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias é formado por dois artistas brasileiros e dois artistas peruanos, que há duas décadas costuram tapetes, painéis, livros e caixas de pano, e se enveredam pelo mundo mágico de contação de histórias. “Nós temos um acervo grande de cenários costurados, e estar diante do público e ser contador de histórias é nosso ofício, profissão e realização pessoal. Por meio do nosso trabalho, crianças e adultos podem conhecer o mundo através das histórias”, relata.

O acervo do projeto é exclusivo do grupo, que é pioneiro no Brasil na costura de cenários de pano para se contar histórias. As histórias mergulham na tradição oral e na literatura infanto juvenil. As narrativas orais e em contos apresentam obras de Carlos Drumond de Andrade, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo e Graciliano Ramos.

Realização de um sonho

O grupo já percorreu as regiões Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil e outros 13 países diferentes, contando histórias em quatro línguas distintas. Será a primeira vez na Região Amazônica do país.

Warley relata que a visita do projeto à região Norte e ao Estado do Pará é a realização de um sonho muito antigo do grupo. “Iremos passar 70 dias no Estado do Pará, 30 em Belém, 15 em Igarapé-Miri e 15 em Marabá. É um sonho antigo percorrer o Estado, que é referência nacional na produção cultural, do artesanato às manifestações populares”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias