A Igreja de Santo Alexandre é palco do concerto “A Vida Celestial”, que ocorre nesta terça-feira, em Belém. Com regência de Daniel Lima, o espetáculo conta ainda com a participação da cantora Thaina Souza. A apresentação marca o retorno de ambos em solo paraense, após longo período no exterior.

“Este é um concerto de um grupo de amigos músicos que se reuniu para fazer boa música, criando uma orquestra de 27 músicos, com cordas, sopros e percussão. O concerto recebeu o nome ‘A Vida Celestial’ pois este é o título do poema cantado ao final da Quarta Sinfonia de Mahler, obra central da apresentação, que será interpretado pela nossa soprano Thaina Souza”, explica Daniel Lima.

O regente diz que esta é uma apresentação muito significativa para ele, após anos estudando nos Estados Unidos, onde concluiu seu mestrado em regência orquestral sob tutela da prestigiosa regente americana Marin Alsop, de quem também foi aluno na Academia de Regência da Osesp-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Leia também:

Vem aí a 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Projeto de capacitação para mulheres chega à Ilha do Marajó

Pará: Fecant pode ser reconhecido como patrimônio imaterial 

Daniel concluiu o mestrado na conceituada Universidade Johns Hopkins, onde recebeu o Prêmio de Excelência Artística. “Estou bem feliz de poder fazer música em Belém novamente e desta vez podendo apresentar ao público um pouco do que venho me aperfeiçoando no exterior como regente. Será a primeira vez que me apresento com um concerto integralmente dirigido por mim e isso também é um marco pessoal importante para minha carreira”, destaca o jovem maestro.

A solista convidada, a soprano paraense Thaina Souza, volta a se apresentar por aqui após mais de dez anos longe de sua terra natal, se aperfeiçoando em Viena (Áustria) e em Berlim (Alemanha). Uma grande cantora que o público terá a chance de reencontrar, enaltece o regente. “Quando eu soube que ela estaria em Belém, foi o sinal verde para fazer o concerto da maneira que eu já vinha imaginando. Trabalhar com uma artista como ela é muito prazeroso. Ela, sem dúvidas, será a estrela da noite”, aponta.

O maestro Daniel Lima ressalta a importância do programa escolhido. “De certa forma, a Quarta Sinfonia de Mahler é o ponto de convergência de todo o programa. Toda a escolha do repertório foi feita tendo como obra central a sinfonia e, como o próprio Mahler disse, a canção que é executada ao fim foi a fértil semente da qual germinou toda a obra. É um concerto que tem como temática central a espiritualidade e as reflexões a respeito da vida, nossos desafios e nossa busca por transcendência”, afirma.

Será a primeira vez que me apresento com um concerto integralmente dirigido por mim e é um marco pessoal importante”. Daniel Lima, maestro

PRINCIPAL

A obra principal é Quarta Sinfonia de Mahler, mas será executada em formato de música de câmara, ressalta Daniel. “Estamos fazendo uma versão de câmara dela, com instrumentação reduzida feita pelo alemão Klaus Simon. Pesquisando na internet, encontrei uma obra de um jovem compositor brasileiro chamado Vinicius Costa Jaloto, que havia escrito em 2020 uma breve peça com a mesma instrumentação do arranjo de Klaus Simon, pensada para ser executada juntamente a esse arranjo da sinfonia. Coube como uma luva. Para abrir o concerto, escolhi uma obra para orquestra de cordas de Webern, que é vienense assim como Mahler. Dessa maneira, todo o concerto se liga à peça que dá título ao espetáculo”, explica.

A articulação para esse concerto acontecer foi em grande parte do próprio Daniel. “Venho tendo auxílio de muitas pessoas. A Fundação Carlos Gomes me ofereceu a pauta do concerto, os instrumentos, o espaço e o material para ensaios. O Acervo Caroline Lorraine me ofereceu um patrocínio que está auxiliando bastante nos custos de produção do espetáculo, além de muitos colegas que estão, com muita disposição, trabalhando para este concerto acontecer, movidos pelo amor à música”, cita o regente.

Assista

Concerto “A Vida

Celestial” - Sinfonia de Mahler e obras modernas

Quando: Hoje, às 19h.

Onde: Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei

Caetano Brandão, s/n)

Quanto: Gratuito

Classificação: livre

O maestro Daniel Lima conduzirá o concerto, que terá Thainá Souza como solista. Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS