Após uma versão virtual, em 2020, e uma híbrida, em 2021, o Dança em Trânsito comemora os seus 20 anos com uma edição presencial. A programação traz nomes como o da bailarina e coreógrafa carioca Márcia Milhazes, Alex Neoral, Grupo Tápias e os espanhóis Héctor Plaza e Agnes Sales.

Quando passar por Belém, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o projeto irá se apresentar, gratuitamente, na Ilha do Combú, no Teatro Estação Gasômetro, Praça da República e na Estação das Docas. 

The Beatles: pais e filhos dividem a paixão pela banda

Realizado e produzido pelo Espaço Tápias, com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea, que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Este ano, além de se apresentar por todo o Brasil, o espetáculo também terá uma edição especial em Paris. 

Desde 2002, o festival acumula cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo 100  companhias oriundas de 16 países, assistidas por mais de 69 mil pessoas.  

Em Belém, o espetáculo contará com oficinas e apresentações totalmente gratuitas na Escola de Danças Clara Pinto, parceira do evento em nossa capital, no Combu, no Teatro Estação Gasômetro, Praça da República  e na Estação das Docas. “O espetáculo é um projeto que visa oportunizar o público a ter acesso à dança e capacitar profissionais com suas oficinas, tudo isso de forma gratuita”, afirma a bailarina e empresária Clara Pinto. 

Pesquisa do audiovisual no Pará recebe respostas até dia 20

Em 2020, devido à pandemia, o espetáculo foi apresentado online e indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, na categoria “Difusão”. Em 2021, realizou a primeira edição híbrida, em 25 cidades.  

Este ano, o festival lança a Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea, que possibilita aos artistas de todo o país se apresentarem diante de representantes, diretores ou curadores de festivais internacionais de dança contemporânea.  

Até 21 de outubro, o festival passará por cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Brasília, Maranhão, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Pará, onde percorrerá Belém, Parauapebas, Ilha do Combú e Canaã dos Carajás.  

Confira a agenda completa do festival  em Belém: 

18 de agosto 

10H ESPAÇO ORYBA - ILHA DO COMBÚ 

·         SOLO (8 min.) Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ, Brasil e Paris, França)

·         EKESA-SANKO (15 min.) Corpus entre mundos - Dilo Paulo (Brasília, DF)

·         ESTÉTICO SÉTICO (7 min.) Anyel Aram (Rio de Janeiro, RJ)

·         BLUE MONDAY (12 min.) Hector Plaza e Agnes Sales (Barcelona, Espanha)

17H EM FRENTE A ESCOLA DE DANÇA CLARA PINTO 

·         SOLO (8 min.) Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ, Brasil e Paris, França)

·         EKESA-SANKO (15 min.) Corpus entre mundos - Dilo Paulo (Brasília, DF)

·         19H TEATRO ESTAÇÃO GASÔMETRO - PARQUE DA RESIDÊNCIA 

·         PAZ E AMOR (35 min.) Marcia Milhazes Companhia de Dança (Rio de Janeiro, RJ)

·         21H ESTAÇÃO DAS DOCAS

ROTAS PLURAL Resultado da residência coreográfica de criação a partir do intercâmbio entre a dança contemporânea e estilos musicais populares do Brasil. 

19 de agosto 

11H30 PRAÇA DA REPÚBLICA

·         LO QUE LOS ÁRBOLES NO CUENTAM (20 min.) Kiko López e Hector Plaza (Barcelona, Espanha)

·         ESTÉTICO SÉTICO (7 min.) Anyel Aram (Rio de Janeiro, RJ)

·         Apresentação do resultado da residência de criação com Flávia Tápias (Rio de Janeiro, RJ)

19H30 TEATRO ESTAÇÃO GASÔMETRO - PARQUE DA RESIDÊNCIA 

·         CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA (50 min.) Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ, Brasil e Paris, França) 

Inscrições e mais informações:

Site: www.dancaemtransito.com.br 

Telefone: (91)3223-2779

MAIS ACESSADAS