Você consegue se imaginar precisando de um novo lugar para chamar de lar? Essa jornada é o tema de uma performance teatral que acontece em um momento especial. Pouco antes de fechar para reforma, o Teatro Margarida Schivasappa recebe às 20h do dia 25/08 a apresentação única do espetáculo “Errática”, que tem direção artística e concepção cenográfica de Adriano Barroso e texto e atuação da atriz Samia Oliveira. 

A peça tem uma abordagem intimista e gira em torno da questão do desterramento, inspirando-se em situações vividas por povos da Amazônia que precisaram deixar suas casas para trás e procurar um novo lugar para chamar de lar. Errática é sobre uma mulher desterrada da sua casa, que perde sua casa em um acordo forçado pelo governo. Ela se muda para a cidade, tenta se adaptar e não consegue. Ao voltar para o interior, já não encontra mais nada. A trama vai sendo revelada ao longo da peça a partir desse momento. 

Samia diz que o nome da peça ajuda a entender seu desenvolvimento. “Pesquisando palavras, descobri que ‘errática’ é um termo da geologia usado para classificar blocos de rocha que se desprendem de suas origens e vão parar em outras paisagens, isoladas de suas origens. Ocupando paisagens que não ‘combinam’ com elas. Isso ajudou a construir a peça - a definir seu ponto de partida, seu caminho e sua conclusão”, conta a autora do texto e atriz protagonista do espetáculo.

Feito uma rocha errática, a personagem é colocada em um lugar estranho e experimenta essa sensação de não-pertencimento. E, feito a uma pessoa errática, ela caminha por muito tempo sem direção até decidir se fincar de novo em uma terra. “Essa história é inspirada em uma reportagem que o Adriano Barroso me apresentou sobre um casal que perdeu a casa para barreira na construção de Belo Monte”, revela.

Adriano Barroso diz que “Belo Monte é uma ferida bem aberta para o nosso povo da Amazônia. Um impacto sócio-ambiental e um drama para o qual a sociedade ainda fecha os olhos. Famílias inteiras foram desterradas, obrigadas a viver fora de seu habitat. Jogadas em grandes centros sem levarem em consideração suas profissões ou suas vocações. Levar esse tema para o palco, é importante para jogar luz no drama dessa gente. Falamos de uma mulher em momento limite. O ar lhe falta, quando, sufocada, decide dar o seu grito de vida”, comenta o diretor criativo de “Errática”. 

Ele também comenta a maneira que conduz um espetáculo. “Trabalho com um teatro essencial. Busco a limpeza gestual, as falas limpas e as ações fluidas. Nada de muito cenário. A atriz e o público ficam a sós naquele universo criado no palco. A dramaturgia de uma luz simples ajuda nessa intimidade para contar a fábula. É assim que estamos criando ‘Errática’. Um texto forte, que leva o público à empatia e que convide à reflexão sobre o drama no final”, resume Adriano.

SERVIÇO: ERRÁTICA

Data: 25/08

Local: Teatro Margarida Schivasappa

Horário de início: 20h

Ingressos: R$20 (vendas a partir de 14h na bilheteria do Teatro Margarida Schivasappa)

Ficha Técnica

Texto e atuação: Samia Oliveira

Direção e concepção cenográfica: Adriano Barroso

Iluminação: Malu Rabelo

Figurino: Luli

Design Gráfico: Raissa Araujo

Social Media: Ingrid Bittencourt

Assessoria de Imprensa: Leandro Moreira

Produção: Samia Oliveira e Albert Lima

Ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro na data do espetáculo, a partir das 14h. 

MAIS ACESSADAS