Será lançado, nesta sexta-feira (19), em Belém, a nova edição do Circuito Jambu Multicultural. A iniciativa é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), que envolve profissionais da música, dança, artes cênicas, produções audiovisuais e gastronomia. O lançamento ocorre no espaço cultura Ná Figueredo.

Filhas da Noite Suja no palco do Margarida Schivasappa

A programação completa terá a duração de quatro meses e terá eventos específicos para dar voz e vivência para artistas e espectadores da cultura amazônica. O Circuito Jambu é um dos desdobramentos do projeto de extensão Jambu Festival: Conexões Periferia, realizado entre 2019 e 2021. Este ano, o projeto terá o formato híbrido, com programações presenciais e online.

Projeto é um dos desdobramentos do Jambu Live realizado nos últimos 3 anos
📷 Projeto é um dos desdobramentos do Jambu Live realizado nos últimos 3 anos |( Reprodução )

Com o tema “Cultura pra compartilhar”, o circuito será aberto com um bate-papo que vai reunir a cineasta Zienhe Castro, a curadora da semana de artes e muralismo Jade Jares; além da professora da UFPA Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural.

Coleta de dados do IBGE com quilombolas inicia no Pará

Intitulado Diálogos Culturais, o debate vai abordar a temática: “Dos rios aos smarts: a cultura da Amazônia vai dominar o mundo?”, discutirá a ampliação da visibilidade cultural amazônica e o impacto causado dentro do estado do Pará.

Zienhe Castro é uma das convidadas do debate
📷 Zienhe Castro é uma das convidadas do debate |( Reprodução )

Para Zienhe Castro a discussão acerca das questões culturais é fundamental para que a cultura nortista alcance um espaço significativo no mercado nacional: “Somos uma região do Brasil com uma diversidade cultural extraordinária e temos muito pra contribuir no cenário nacional. É extremamente relevante sermos protagonistas das nossas narrativas no setor cultural”, disse.

A cineasta cita a música a produção audiovisual como alguns dos pontos a serem tratados. “A música produzida no Pará merece destaque, mas o Audiovisual também tem avançado. Precisamos fortalecer esse debate na perspectiva de buscar soluções e propostas pra construirmos juntos, de forma coletiva uma maior atuação da produção cultural da Amazônia no mercado nacional e internacional”, completou.

Serviço: Lançamento do Circuito Jambu Multicultural

Data:19 de agosto de 2022

Local: Na Figueredo

Horário: 18h

MAIS ACESSADAS