O tradicional festival do Çairé é a manifestação cultural mais antiga da Amazônia, sendo realizada há mais de 300 anos. O festival movimenta cerca de 150 mil pessoas durante cinco dias na vila balneária de Alter do Chão, localizada a cerca de 37 km do Centro de Santarém.
Após dois anos sem o tradicional festival por conta da pandemia de Covid-19, o Çairé está de volta para mostrar a arte, a cultura e o turismo santareno ao mundo. A programação deste ano foi lançada oficialmente pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) durante coletiva à imprensa realizada na manhã deste 1º de setembro.
Faltando apenas oito dias para o inicio da manifestação cultural que aborda neste ano o tema "Cultura Nativa de Alter", o Çairé 2022 inicia no próximo dia 10, com a tradicional Procissão Fluvial e Busca dos Mastros às 8h, no Lago Verde, Alter do Chão. Esta tradição é parte do rito tradicional que destaca a cultura indígena amazônica. O cortejo é aberto ao público.
De 15 a 19 de setembro, a Festa continua na Vila Balneária de Alter do Chão, e promete, mais uma vez, atrair centenas de turistas. Nestes cinco dias haverá a fusão da festa que louva o Divino Espírito Santo com integração de elementos da natureza e folclore indígena, com a parte profana, que inclui apresentações culturais, shows e a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Muitos atrativos prometem encantar turistas e locais no Çairé 2022. Além do cenário paradisíaco, a cultura indígena e o Festival dos Botos, também haverá atrações regionais e nacionais.
PROGRAMAÇÃO:
No dia 15, a programação inicia às 7h, e segue até 01h. Às 21h, a ‘Rainha do Rebolado’, Gretchen, se apresenta na Praça 7 de Setembro em participação especial de show regional.
No dia 16, terá show amazônico com o levantador de toadas oficial do Boi Caprichoso, em seguida ocorre a apresentação do Boto Cor de Rosa e depois o show da banda nacional Babado Novo.
No dia 17, o show amazônico fica por conta do artista Sebastião Júnior, que esteve à frente do item 2 – levantador de toadas do Boi Garantido por 12 anos. Em seguida, o Boto Tucuxi se apresenta e logo depois a banda nacional Araketu.
O secretário de Cultura, Luis Alberto Figueira, comentou que a programação foi pensada para manter viva a tradição secular da festa. “Nós apoiamos as tradições e a cultura do povo de Alter do Chão. Planejamos uma programação para retornar com o Çairé de forma segura. Todo o governo municipal está empenhado mais uma vez para fazer a realização dessa grande Festa. O olhar do mundo volta-se a Santarém e para a Vila de Alter do Chão”.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, também comentou sobre a realização do Çairé 2022. “O Çairé é a nossa maior manifestação cultural e também o nosso maior evento turístico que tem como sede nosso maior e mais conhecido cartão postal. É uma janela que mostra Santarém para o mundo. É um evento grandioso que está de volta para movimentar toda a cidade e gerar emprego e renda. Estamos preparando uma festa bem bonita tanto para a comunidade quanto para os visitantes”, argumentou Nélio.
Cobertura do Çairé 2022
Os profissionais de imprensa, veículos de comunicação e criadores de conteúdo que desejarem cobrir o evento devem se atentar ao prazo de inscrições que ocorre até o dia 14 deste mês. O cadastro é feito exclusivamente pela internet através deste link (Clique aqui).
As credenciais começarão a ser entregues no dia 15, pela manhã na sala de imprensa localizada dentro do Lago dos Botos, Praça do Çairé, em Alter do Chão.
O Çairé 2022 terá patrocínio master do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pela Equatorial Energia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Semear. A realização ficará sob a responsabilidade da Namazônia e Prefeitura de Santarém. A programação acontecerá no período de 15 a 19 de setembro, na Vila de Alter do Chão, em Santarém-PA.
Confira a programação oficial do Çairé 2022
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar