plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COMEMORACÃO

Exposição destaca os 40 anos de história do DIÁRIO

Os painéis foram montados na entrada principal do Shopping Grão Pará, no bairro do Mangueirão, e ficarão disponíveis para visitação até o próximo domingo, dia 4.

Imagem ilustrativa da notícia Exposição
destaca os 40 anos de história do DIÁRIO camera Exposição em comemoração aos 40 anos do DIÁRIO DO PARÁ | Antonio Melo/Diário do Pará

A estreia da exposição em comemoração aos 40 anos do DIÁRIO DO PARÁ foi realizada na noite desta quinta (1º), em um espaço que destaca, de forma cronológica, as quatro décadas de atuação e resistência do jornal no solo paraense. Os painéis foram montados na entrada principal do Shopping Grão Pará, no bairro do Mangueirão, e ficarão disponíveis para visitação até o próximo domingo, dia 4.

Quem visitar o local poderá conhecer de perto a trajetória do impresso ao longo de quatro décadas, a começar em 1982 - ano de fundação do DIÁRIO -, até os dias atuais, quando passou a ser considerado um dos maiores do norte e nordeste do Brasil, segundo informações do Instituto de Verificação de Circulação (IVC), do qual é o único filiado do Pará.

Jornal DIÁRIO DO PARÁ celebra quatro décadas de história

Para Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA, a exposição é uma extensão das comemorações que devem se estender até novembro. “Estamos aqui para mostrar para o público um pouquinho dessa história, fora do nosso ambiente de redação e da gráfica. São histórias que se confundem com a própria história do Pará, aliás, muitas delas nós contamos”, afirmou.

Exposição
destaca os 40 anos de história do DIÁRIO
📷 |Antonio Melo/Diário do Pará

O momento de estreia reuniu diversas personalidades paraenses, dos quais vários empresários, jornalistas e convidados prestigiaram o evento. “Nesses quatro dias vamos contar a história deste que gera conteúdo a tanto tempo, sempre valorizando os mais diversos segmentos, como: economia, educação, tecnologias, saúde, entre outros”, explicou Nilton Lobato, diretor comercial da RBA.

DIÁRIO DO PARÁ 40 anos: um registro do analógico ao digital

Vale ressaltar que o momento também é uma oportunidade para apresentar o novo site do jornal, que poderá ser acessado pelo endereço diariodopara.dol.com.br. No site o leitor terá acesso gratuito a todas as notícias veiculadas no noticiário impresso, inclusive edições anteriores. Outro destaque é que o visitante poderá levar um álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2022 para casa.

Painéis

Entre uma história e outra, os convidados puderam viajar no tempo em um período em que o Diário era formado, em maior parte, por texto. A passos lentos, os jornais passaram a colocar nas páginas fotos com impressões em preto e branco e, só depois, as coloridas passaram a estampar as capas e complementar os textos dos repórteres.

Goreth Freitas acompanhou todas essas fases, inclusive lembra da primeira manchete que leu: “Eleições Limpas!”. “As recordações são de uma época em que a informação chegava de uma forma mais difícil por conta das condições que vivíamos naquele período, mas era o suficiente para deixar todos interessados pelo que estava acontecendo no Pará e no Brasil”, disse a aposentada de 67 anos..

Quando as primeiras páginas começaram a ser rodadas no chumbão, Danilo Lima, de 22 anos, não era nem nascido. O publicitário descreveu que a exposição apresenta a ideia da modernização que o veículo de comunicação sofreu, desde a qualidade na impressão, como a própria agilidade e alcance da informação para toda a população.

“É uma história vivida e documentada. Eu não tinha noção de como era feito todo o processo de produção das páginas naquele ano, que muitas das vezes era feita de forma bem manual. Ao ler um pouco da história aprendi que a forma como faz o jornalismo está mais dinâmica, assim como as impressões que podem ser feitas com mais rapidez, qualidade e em escala”, enfatizou Danilo.

Novidade

Aos amantes do futebol, o DIÁRIO DO PARÁ vai presentear os seus milhares de leitores, de forma gratuita, o cobiçado álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2022. Neste domingo (4), será encartado um exemplar, além de seis figurinhas com os craques que deverão entrar em campo no próximo mundial, marcado para acontecer no Catar.

Serviço

Exposição 40 Anos do Diário do Pará;

Local: Shopping Grão Pará, na avenida Centenário, bairro do Mangueirão;

Data: de 1º ao dia 4 de setembro;

Horário: das 10h às 22h;

Exposição
destaca os 40 anos de história do DIÁRIO
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias