A língua portuguesa é a 9ª língua mais falada do mundo. Ao todo, quase 260 milhões de pessoas, de nove países em diferentes continentes, se comunicam por meio do idioma.
Em celebração a essa diversidade, nos dias 4 e 5 de outubro, no Theatro da Paz, Fafá de Belém e seu convidado especial, o maestro João Carlos Martins, apresentam o espetáculo inédito Luso Symphonia, em homenagem à língua portuguesa, cantando obras de Villa-Lobos, Cesária Évora e Amália Rodrigues.
Veja também:
Circuito Jambu oferta capacitação para produtores culturais
Projeto lança museu sobre vida e obra de Nilson Chaves
A obra musical, idealizada pela própria cantora, traz para a semana do Círio de Nazaré uma verdadeira homenagem à história do Brasil, que, neste ano, comemora o bicentenário da Independência, mas também uma homenagem à língua portuguesa e aos países que, por meio da língua-pátria, criam e recriam obras de imenso valor para a cultura mundial.
“Nada mais oportuno que falar do Brasil e da língua portuguesa nesse momento de celebrações por todo o país”, explica a cantora, que recentemente participou de diversas homenagens ao bicentenário da Independência do Brasil.
Por meio da música e do canto, Fafá de Belém e João Carlos Martins conduzirão o público a uma viagem musical pela sonoridade dos países de língua portuguesa, como Portugal, com seu Fado; Moçambique, Angola e Cabo Verde, através das Morras e o Brasil, por meio da obra de Villa Lobos.
Inspirada por Fernando Pessoa, quando diz que “Minha pátria é a língua portuguesa”, Fafá de Belém pensou no espetáculo como forma de trazer para Belém o resultado da sua busca incessante em mergulhar pelos mares da língua portuguesa.
RELAÇÃO INTERNACIONAL
A sua profunda relação com países como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique não é novidade. Não é à toa que em julho de 2021, Fafá cantou o Hino Nacional durante a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, tendo na plateia autoridades como o Presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Essa também não é a primeira vez que Fafá se une ao maestro João Carlos Martins. Em 2020, ao lado também do Padre Fábio de Melo, produziram a live "Círio Outra Vez", para celebrar a primeira edição do círio virtual, durante a pandemia.
Desta vez, João Carlos Martins estará pessoalmente em Belém, participando do retorno do Círio de Nazaré às ruas da cidade. “Tinha dado uma pausa na agenda de espetáculos para me dedicar inteiramente a esta edição da Varanda de Nazaré, no ano tão especial, de volta ao presencial, mas durante as homenagens do bicentenário, estive muito envolvida nessa agenda, e pensei o quanto seria importante trazer isso para Belém”, disse.
LUSO SYMPHONIA
Fafá de Belém apresenta espetáculo musical a Luso Symphonia nos dias 4 e 5 de Outubro às 21h no Theatro da Paz. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz, no bairro de Nazaré, em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar