O Festival Universitário de Criação Audiovisual - FUSCA está de volta. Depois de dois anos parado por causa da pandemia, o evento retorna para a sua décima edição, neste dia 19 de novembro, as 18 horas, no UsiPaz Jurunas Condor, na Trav. Quintino Bocaiuva, proximo a Bernardo Sayao.
Apesar de ter sido criado em 2011 o Festival ficou parado nos dois anos de pandemia então, a sua décima edição será realizada este ano. O evento reúne e apresenta projetos experimentais de produções audiovisuais de alunos do ensino superior do Para. Nas edições anteriores o FUSCA contou com diversas propostas de temas, além de sempre trazer muita diversão e alegria pra quem acompanha as produções, e muita visibilidade para os futuros empreendedores do mercado. As contribuições dessa organização são muitas, já que unem trabalhos acadêmicos e incentiva os participantes a busca pela valorização do audiovisual com subjetividades amazônicas.
O evento estimula habilidades dos alunos, desde a criatividade até as execuções técnicas como roteirização, produção, atuação, captura de imagens entre outras. Durante todas as suas edições o Festival revelou diversos talentos do audiovisual e os lançou no mercado, fazendo sucesso e crescendo cada vez mais com suas ideias nesse meio, como é o caso de Kevin Albuquerque que compartilhou um pouco da sua experiência: "O evento abriu meus olhos para o audiovisual, hoje tenho uma produtora, estou muito feliz com a minha profissão e o FUSCA foi um dos principais responsáveis pelo que eu sou hoje", diz Kevin.
O diretor da Platô Produções, Leo Platô, também já foi um aluno muito premiado no Festival e tem envolvimento constante no evento. Hoje, tem seus próprios projetos e sua própria produtora graças a um pequeno empurrão que o FUSCA deu a ele, que o ajudou a projetar sua expertise em audiovisual. A experiência e as oportunidades que o FUSCA traz são muitas.
O filme Umbral foi um dos grandes premiados desta ediçao de 2013, dirigido por Leo Plato, o aluno egresso que mais recebeu premiaçoes no Festival, apresentou o mesmo audiovisual em formato de artigo em paper academico para participar da Expocom, Exposiçao de Pesquisa Experimental em Comunicação, que além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação na Intercom realizada em Belem, em 2014. Umbral tambem levou a premiação.
Este ano, os alunos vao disputar 7 categorias no FUSCA. 1.melhor curta de ficção, 2.melhor videoclipe, 3.melhor animação, 4. melhor documentário que são bastante cobiçados pelos participantes, porém nesse ano o Festival traz novas categorias, adaptadas para produções atuais que fazem sucesso como 5.Melhor TikTok, 6. Melhor reels ou vídeo Minuto e 7.melhor videoreportagem, que conversam com a nova linguagem de produções audiovisuais para as midias digitais.
O evento 2022 traz o tema da Imersao, Inclusao e Insercao por isso o local escolhido foi o anfiteatro da Usina da Paz do Jurunas Condor para que a interaçao com a comunidade seja uma constante. O evento vai promover a exibição das produções inscritas no concurso, quanto as avaliações por parte dos jurados e em seguida as premiações de cada categoria. A cerimônia também contara com a participação do rapper, compositor, poeta e ator Pelé do Manifesto que reside no bairro do Jurunas, será uma das grandes atrações do evento este ano, além de dividir a apresentação com a repórter Danielle Dias, nossa Mestre de Cerimonia do evento.
Os fusqueiros que participam do clube de colecionadores tambem foram convidados para expor os carros na area do UsiPaz Jurunas Condor, assim como os grafiteiros do bairro para participarem de uma grande instalaçao pensada para promover os dez anos do Festival e inserir a comunidade no evento.
O FUSCA e promovido por um coletivo de professores de ensino superior de Belem, a Liga da Comunicaçao. A maioria destes docentes integra o quadro da Faculdade Estacio do Para. Atualmente a coordenaçao esta sob responsabilidade da professora mestre Erika Siqueira.
Serviço
FUSCA 2022
Evento aberto a toda a comunidade
Onde: Anfiteatro da Usina da Paz do Jurunas e Condor
Horário: 18 Horas
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar