plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
AUDIOVISUAL

Documentários destacam Mestres da Cultura Popular de Marabá

Projeto Entre Rios e Memórias foi contemplado por edital da Fundação Cultural do Pará e será lançado no próximo domingo, 27.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Documentários destacam Mestres da Cultura Popular de Marabá camera Seu Manoel | Divulgação

José tinha oito anos de idade quando brincou de boi pela primeira vez. As memórias daquela única experiência não só o acompanharam por toda a vida, como também o conduziram para o que se tornou a missão dele: “Eu lembrava as melodias, as façanhas que tem o boi, o drama do boi em si, e aí fica na cabeça da gente, principalmente criança fica a marca. Eu fiquei com esse negócio até os 40 anos, até que eu encontrei uns parceiros no meu aniversário, eles comentando, bora fazer um boi? Vamos”.

A história de José e de mais quatro Mestres de Cultura Popular de Marabá são tema da série de documentários “Entre Rios e Memórias- A Cultura Popular de Marabá”, que acontecerá neste domingo, 27, às 18h, no cine Marrocos, em Marabá.

O projeto nasce deste desejo de salvaguardar a memória e história de cinco Mestres e Mestra da Cultura popular de Marabá. São eles: Zé do Boi (Boi Bumbá), Dona Zefinha (Benzedeira), Seu Chengo (Pescador), Seu Sérgio (Artesão Naval) e Seu Manoel (Divino Espírito Santo).

Idealizado pela Produtora Cultural Clara Morbach e pelo Artista Visual e Designer Livando Malcher, o projeto, contemplado com a nota máxima pelo edital de Arte e Cultura da Fundação Cultural de Pará, registrou, por meio de cinco curta metragens, a oralidade e saberes destes mestres considerados patrimônio imaterial do Sudeste do Estado.

“O projeto nasceu de um interesse antigo meu de registrar a memória de Mestres e Mestras detentores de saberes tradicionais e da cultura popular daqui de Marabá. Uma relação que eu já venho construindo há alguns anos, principalmente no bairro do Cabelo Seco, e essa relação foi se aprofundando e desse desejo antigo surgiu a oportunidade de materializar o projeto por meio do Edital de Arte e Cultura do FCP junto da parceria do Livando Malcher do Estúdio Ingá”, conta Clara Morbach.

Ainda de acordo com a Produtora Cultural, a escolha da linguagem audiovisual se mostrou um meio interessante de compartilhar a memória dos Mestres com o maior número de pessoas. “A gente imaginou que o audiovisual seria uma forma de manter e expandir a transmissão destes saberes, de dar a oportunidade de se contar estas histórias para que elas alcancem a juventude, para que a juventude saiba a história do seu lugar e território, e quem são aqueles que guardam a nossa identidade. É uma forma de reconhecer a importância destas pessoas, destes Mestres”, resume.

Lançamento Presencial e Virtual

A Mostra “Entre Rios e Memórias- A Cultura Popular de Marabá” acontecerá no próximo domingo, dia 27, às 18h, no Cine Marrocos. Além da exibição dos cinco curtas metragens que integram o projeto, o evento conta também com a apresentação do Boi Bumbá Flor do Campo e com o lançamento do site do projeto, onde todos os documentários serão disponibilizados gratuitamente.

Serviço

Mostra “Entre Rios e Memórias- A Cultura Popular de Marabá”.

Dia: Domingo, 27.

Hora: 18h.

Local: Cine Marrocos (Travessa Lauro Sodré, 228, Velha Marabá)

Entrada Franca.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias