Depois de dois anos de pausa por conta da pandemia de covid-19, o Festival do Carimbó de Marapanim, volta a ser realizado. A 11ª edição do evento ocorrerá de 2 a 4 de dezembro, na praça Nossa Senhora das Vitórias. Na programação, que tem como foco a cultura e a regionalidade, e conta com dezenas de atrações, o público poderá assistir a cortejos, apresentações de grupos de carimbó e show da cantora Lia Sophia, por exemplo. O evento tem o patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei Semear, e conta, também, com o apoio da Prefeitura do município.
Com o tema “A voz da mulher no curimbó”, o evento dará destaque aos nomes femininos que fazem parte da história deste ritmo tradicional do Pará. Além de várias atividades voltadas a este público, o Festival homenageará uma mestra e uma dançarina de carimbó de Marapanim.
De acordo com Yuseff Siqueira, um dos organizadores do Festival, desde 2004 o evento faz parte do calendário cultural e turístico da região do Guamá. Ele destaca a importância do Festival para resgatar a história e valorização do carimbó.
“Fazemos uma autêntica festa do interior amazônico que envolve cultura, natureza, culinária, dezenas de cantores, músicos, dançarinos e praias de rio e de mar. Além disso, também movimentamos a economia local para a geração de renda”, comenta Yuseff.
Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o Festival do Carimbó de Marapanim valoriza aspectos culturais importantes do nosso estado.
“Ficamos felizes por fazermos parte de um evento tradicional e que ressalta o que o Pará tem de melhor: o povo e a cultura. A Equatorial acredita no potencial artístico do estado. Por isso, nos últimos anos, a empresa investiu em diversos projetos para fomentar a produção do setor”, afirma Michelle.
Programação
Primeiro dia, 2 de dezembro
- Cortejo pela cidade com grupo “Felicidade não tem idade”
- Fincada do Mastro de São Benedito
- Encontro dos curimbós
- Mostra Coreográfica dos grupos de carimbó de Marapanim
- Encontro e apresentação de grupos de carimbó no barracão das tradições
Segundo dia, 3 de dezembro
- Mostra Coreográfica dos grupos de carimbó de Marapanim
- Encontro e apresentação de grupos de carimbó no barracão das tradições
Terceiro Dia, 4 de dezembro
- Mostra coreográfica e de grupos de carimbó
- Concurso da mais bela sereia e escolha da Rainha do Carimbó
- Homenagem “A Voz da mulher no Curimbó”
- Show de Lia Sophia
- Retirada do Mastro
Outras atrações locais
- Mais de dez praias de rio e de mar
- Passeios em ilhas, dunas, restingas
- Culinária Amazônica com variedade de peixes, mexilhões, caranguejos e grutas regionais
Serviço:
11ª edição do Festival do Carimbó de Marapanim
Quando: de 2 a 4 de dezembro
Onde: Praça Nossa Senhora das Vitórias, em Marapanim
Entrada gratuita
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar