Abrem nesta quinta, 13 de abril, as inscrições para as oficinas gratuitas do Festival Elas no Comando - Ano 2. Administração e elaboração de projetos e fotografia mobile são algumas das oficinas do Elas, festival criado pela produtora Soma Música que tem patrocínio da plataforma Natura Musical via lei de incentivo Semear da Fundação Cultural / Governo do Pará.
Realizado de 17 a 20 de maio com programação online e presencial em Belém, o Festival contará com debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa são algumas das atividades desta edição do projeto, que terá ações em diversos locais da cidade como Vila Container, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro.
As oficinas começam no dia 18 com programação a ser realizada na Casa Soma (Cidade Velha). De 9h às 11h, tem a oficina de Gestão de Projetos com a produtora cultural Viviane Chaves, uma das sócias da Ampli Criativa que já trabalhou com artistas como Gang do Eletro e atualmente é produtora de Dona Onete e Aqno. De 14h às 17h, é a vez da oficina de Oficina de Maquiagem com Maquiatrix para quem quer aprender técnicas para uma make básica e rápida e também make mais conceitual.
Leia também:
Pará destina R$ 15 milhões a projetos de incentivo à cultura
Autor reelabora a vida em uma Belém inédita em novo livro
Na sexta, 19, a Casa Soma recebe a oficina de Fotografia Mobile com a premiada fotógrafa Nay Jinknss, que dividirá a oficina em teoria pela manhã e prática pela tarde. De 15h às 18h, tem a oficina de Produção Cultural com Lany Cavaléro, uma das mais experientes produtoras de Belém, que realiza projetos como o Pará Live.
As oficinas são gratuitas e destinadas a mulheres. As inscrições devem ser feitas no link da bio do instagram do Festival: @ela.snocomando.
Conversa - A programação formativa do Festival não tem apenas oficinas, mas também debates e palestras como a "Letra e Composição" com Dona Onete e mediação de Josivana Rodrigues, em que a artista paraense vai compartilhar seu processo criativo em palestra a ser realizada na sexta, 19 de maio, no Palecete Faciola de 13h às 15h.
A abertura do Festival será na quarta, 17, com conversas online no YouTube e os bate-papos "Mulher: A Potência e Os Desafios" com Vivi Reis (PA), Lorena Esteves (PA), Lilia Melo (PA) e mediação Gabi Luz (PA) e o "Elas no Comando" com Carol Jafet (SP), Luciana Simões (MA) e mediação Luiza Borges (PA).
Audiovisual - o Festival também dedicou espaço para a produção audiovisual de mulheres. Na abertura, entre os bate-papos, terá mostra de videoclipes e na sexta, 19, a partir das 19h, na Casa Soma Cultural, terá o "Cineminha Delas" com a exibição do curta "Monteiro Lopes" com direção e roteiro de Bianca d’Aquino, que fará um bate-papo na sequência da exibição, e o filme "Mestre Cupijó e Seu Ritmo" da cineasta Jorane Castro.
Musical - A programação musical do Elas no Comando será realizada na quinta, 18 de maio, no Vila Container com a apresentação dos pockets shows das artistas Matemba, Mainumy, Ruth Clark MC e Sidiane, selecionadas pelo Edital do Elas, um parceria da produtora paraense Soma Música com a União Brasileira de Compositores (UBC). No sábado, 20, com shows especiais e gratuitos no Teatro Gasômetro.
A segunda edição do Elas no Comando foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Lambateria. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.
“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Sobre Natura Musical - Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.
Serviço
- O quê: Inscrições abertas para as oficinas do Festival Elas no Comando - Ano 2 | Onde: Instagram @ela.snocomando
- Quando: A partir de 13 de abril de 2023
- Quem pode participar: Podem participar mulheres.
- Mais em: @soma.musica
- Patrocínio: Natura Musical via Lei Semear - Fundação Cultural do Pará / Governo do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar