plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPERDÍVEL

Pavulagem convida Mestre Damasceno; programe-se!

Encontro terá exibição do documentário "O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas comunidades quilombolas", de Guto Nunes; uma sessão do projeto Oralidades com o tema "Búfalo Bumbá - Folguedo Popular do Marajó" e encerra com show da banda Arraial do Pavulagem. Entrada: 1kg de alimento não-perecível.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pavulagem convida Mestre Damasceno; programe-se! camera Divulgação

Vem chegando o mês de Maio e o Pavulagem já vai se preparando. Em ritmo de aquecimento para a quadra junina, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza um evento para amantes da cultura popular no dia 28 (sexta). A programação traz o universo dos folguedos do Marajó, com exibição de um documentário e uma roda de conversa do tradicional projeto "Oralidades". Logo depois, um show da banda Arraial do Pavulagem com participação do Mestre Damasceno celebra o encontro. O projetoé patrocinado pela Equatorial Pará, através da Lei Semear de incentivo à cultura.

PROJETO ORALIDADES: UM MOMENTO DE REFLEXÕES SOBRE CULTURA POPULAR

Realizado desde 2012 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o projeto Oralidades normalmente acontece na época que antecede os Arrastões do Pavulagem, promovendo conexões culturais para fomentar a produção artística na Amazônia. A edição do dia 28/04 terá o tema "Búfalo Bumbá - Folguedo Popular do Marajó" e será uma Roda de Conversa com Mestre Damasceno, Ronaldo Silva, Junior Soares e Walter Figueiredo.

Ronaldo Silva, presidente do instituto, destaca a importância dos debates realizados neste projeto do Instituto. "O 'Oralidades' promove um diálogo entre pessoas ligadas à cultura popular e pessoas da academia, juntando duas linguagens bem específicas e que podem se complementar. É um momento relevante para a construção dos nossos cortejos nas ruas, pois promove uma reflexão sobre a origem do brinquedo, a importância que ele tem pro imaginário popular do passado, do presente e, claro, do futuro”, observa Ronaldo.

O BOI-BUMBÁ DE SALVATERRA E SUAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

No documentário dirigido por Guto Nunes, Mestre Damasceno nos guia até outros Mestres, Amos e Madrinhas de Bois-Bumbás de Salvaterra-Marajó, no Estado do Pará. "Conversamos com as famílias responsáveis, com moradores do município e vivenciamos o folguedo popular. Durante todo o trabalho, revelou-se que o Boi-bumbá marajoara é muito mais do que somos capazes de perceber: está vinculado à própria história e identidade da população local", comenta o diretor da produção, que abre a programação do dia 28/04.

SERVIÇO: Arraial do Pavulagem convida Mestre Damasceno

Data: 28/10

Local: Teatro Gasômetro

Entrada: 1kg de alimento não-perecível

Horários:

18h - Exibição do documentário "O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas comunidades quilombolas - histórias de pertencimento e resistência", de Guto Nunes

19h - Oralidades: Roda de Conversa com Mestre Damasceno, Mestre Ronaldo Silva, Junior Soares e Walter Figueiredo (Tema: Búfalo Bumbá - Folguedo Popular do Marajó)

20h - Roda de Boi com Arraial do Pavulagem e participação especial de Mestre Damasceno

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias