plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ORGULHO DO PARÁ

Festival Dança Carajás representa o Norte na Argentina

O Festival é o único festival do Pará e de toda a Região Norte do país selecionado para participar da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festival Dança Carajás representa o Norte na Argentina camera Divulgação

O Dança Carajás – Festival, é o único festival do Pará e de toda a Região Norte do país selecionado para participar da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), que acontecerá em entre os dias 1 e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil é o convidado de honra deste evento, e o Dança Carajás foi o único festival selecionado para representar o Estado do Pará e toda a Região Norte.

Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional.

O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.

Para a sétima edição do evento, o Ministério da Cultura (MinC) selecionou 90 empreendedores culturais de nove setores — audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e games — para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas.

"Ser selecionado para representar a região Norte do Brasil no MICA é de grande importância para o fortalecimento da nossa cultura, já que o evento aqueceu a economia por meio do setor cultural. As produções criativas são uma fonte significativa de emprego e crescimento econômico na Argentina, e o MICA oferece uma plataforma para que empresas e profissionais se conectem e colaborem", explicou o diretor-geral do Dança Carajás, Jarbas Alves.

"Participar desse evento é uma grande oportunidade de fazer networking, conhecer novas culturas e apresentar o projeto Dança Carajás nas mesas de negócios, com o intuito de captar novos patrocinadores para o festival e realizar um evento maravilhoso", completou Jarbas.

- Sobre o Dança Carajás- Festival: O evento será o primeiro da região sul e sudeste do estado do Pará. O festival, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal, e pela lei estadual Semear, será realizado entre os dias 20 a 24 de setembro de 2023, no Centro Cultural de Parauapebas, e trará os melhores bailarinos, coreógrafos e companhias de dança de todo o estado do Pará, com mostra competitiva, oficinas, palestras, premiações em dinheiro e bolsas de estudos no Brasil e exterior.

Com foco na dança, o evento será sediado no Sul do Pará e promete oferecer uma experiência única para artistas, coreógrafos e outros profissionais da área. A expectativa é que o festival conte com apresentações de diversos estilos, desde balé clássico até as danças folclóricas do estado. O Dança Carajás será uma oportunidade única para artistas e coreógrafos mostrarem seu trabalho e promover o crescimento da comunidade de bailarinos no Pará, além incentivar o turismo local e contribuir para o aquecimento da economia. As inscrições para participar do festival serão abertas no mês de junho, a data será divulgada pelas redes sociais do Festival.

"A ideia do Dança Carajás é realizar, em Parauapebas, o maior festival de dança do interior do estado do Pará, valorizando o cenário da dança paraense e descobrindo talentos em nossa cidade e região, proporcionando democratização do acesso à cultura e capacitação dos profissionais inscritos", contou Jarbas Alves.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias