Michel Foucault foi um grande filósofo, professor, psicólogo e escritor francês, conhecido por revolucionar as estruturas filosóficas do século XX por meio de sua nova ótica.
#TBT: Há 15 anos, o "padre do balão" desaparecia nos ares
O profissional esteve duas vezes em Belém, nos anos de 1973 e 1976, chegando a curtir, inclusive, a praia de Mosqueiro ao lado de outros grandes estudiosos como Benedito Nunes, Edna Castro e Maria Sylvia Nunes.
#TBT: a mãe paraense que desafiou a polícia no Linha Direta
Uma das passagens do filósofo em solo paraense, quando emitiu um curso na Universidade Federal do Pará (UFPA) convidado por Benedito Nunes, filósofo paraense, rendeu um documentário.
Naquela época, o Brasil vivia a ditadura militar e a UFPA iniciava seu desenvolvimento às margens do rio Guamá.
Veja o documentário:
Segundo o professor, escritor e jornalista José Ribamar Bessa Freire, Foucault gostou do Pará e teria até experimentado a tradicional culinária local.
Em entrevista à Adriana Klautau, Benedito Nunes comentou a vinda do colega filósofo na cidade e na famosa praia do Maraú, em Mosqueiro, que os paraenses conhecem bem.
"Estávamos no período do regime militar, quando ele veio proferir algumas conferências no Pará a convite meu. Foucault foi extraordinário. Eu fazia a intermediação e traduzia as perguntas das pessoas. Depois, levamos Foucault à praia do Maraú, perto de Belém. Eu tinha um terreno lá, não tinha nem casa, era só o terreno. Ele amou. Era um brilhante nadador. Um atleta. Disse que era a primeira vez que o levavam a uma praia assim no Brasil. Ele nadou muito lá. Depois, fomos em um bar muito vagabundinho, tomamos banho lá mesmo e almoçamos", lembrou.
O momento em si, parece ter sido o qual rendeu o raro registro dos filósofos em um bar na ilha. Veja abaixo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar