Neste sábado e domingo, 15 e 16 de julho, ocorre, em Porto de Moz, o 5º Festival Encontro das Águas, que atrai milhares de pessoas à cidade, em celebração a união de dois gigantes da Amazônia: os rios Xingu e Amazonas. No evento, os dois grupos folclóricos de mesmo nome movimentam a paixão e a torcida do público. A iniciativa é organizada pela prefeitura municipal e tem o patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei de Incentivo à Cultura do Pará, a Lei Semear. A programação ocorre na Arena das Águas, no bairro Cariri, a partir das 19h.
Tanto o grupo Xingu quanto o grupo Amazonas possuem mais de 1.200 integrantes cada. Eles trabalham o ano inteiro na criação das alegorias e demais elementos ornamentais que compõem as apresentações que ocorrem durante o festival e levam aos espectadores lendas e magias da região, com apresentações artísticas, shows musicais e danças folclóricas.
Vale destacar também que além do aspecto cultural, o festival se tornou um marco importante para a economia local. O evento impulsiona o comércio da região e movimenta o setor hoteleiro com a chegada de turistas que prestigiam a celebração cultural.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, a distribuidora de energia, que é a maior patrocinadora de cultura do estado, sempre busca apoiar iniciativas que valorizam a expressões locais e que democratizam o acesso à arte, como é o caso do Encontro das Águas.
“Avaliamos sempre a forma positiva que o projeto vai impactar na realidade do local, então, prezamos pela valorização artística e a geração de renda, por exemplo. E o Encontro das Águas é um megaevento que mobiliza toda a região. A Equatorial Pará é uma parceira de longa data da iniciativa porque acredita no poder de transformação cultural do evento”, finaliza Michelle.
Serviço:
5º Festival Encontro das Águas
Onde: Arena das Águas, bairro Cariri, Porto de Moz
Quando: 15 e 16 de julho
Hora: 19h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar