Neste sábado (09), primeiro dia da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, dia das Vozes dos Homenageados, contou com uma rica programação que celebrou e debateu o trabalho dos autores homenageados, Heliana Barriga e Salomão Larêdo.
Na Arena Multivozes, às 17h30, o grupo Ayvu Rapyta, que atua há 15 anos em locais como escolas e hospitais, apresentou o sarau de poesias, cantos e danças “Por dentro da Barriga”. A apresentação fez alusão a obra de Heliana Barriga, e foi responsável por trazer o universo mágico e poético da escritora para o público diverso que lotou o espaço.
Estande de Escritores Paraenses incentiva a literatura local
Em seguida, a abertura oficial da Feira contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, do secretário adjunto, Bruno Chagas, e dos homenageados, que receberam as novas edições de seus livros, reeditados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e estão sendo relançados na Feira. Na ocasião, os visitantes puderam assistir uma breve apresentação sobre o histórico da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e as particularidades da 26ª edição.
Mais tarde, o Papo, Prosa e Verso “Entre rios, cidades e cabarés: a pluriversidade amazônica na obra ficcional de Salomão Larêdo” reuniu as professoras Marcilene de Oliveira e Wanúbya Moreira, para debater algumas das obras do autor homenageado. A professora Marcilene escolheu os títulos “Antônia Cudefacho” e “Cabaré dos bandidos”, que em breve será adaptado para o cinema. Já Wanúbya trouxe as obras “Vila do Carmo” e “Banhos de Rio”, a conversa foi mediada por Lucilena Gonzaga.
Edyr Augusto e Gildalti Jr. autografam livros na Feira
ATRAÇÕES MUSICAIS
A programação que se estende por toda a semana, sempre a partir das 9h, prevê ainda vários shows ao longo da Feira. Neste domingo, a grande atração fica por conta do show Mundo Bita, às 18h. Na segunda, 11, haverá apresentação da cantora Linn da Quebrada, às 20h.
Na terça, dose dupla. Às 19h30, Zek Picoteiro e Potentes do Brega e às 20h Victor Xamã convida Nic Dias e Sumano.
No dia 13, a atração fica por conta do cantor Chico César às 20h. No dia 14, às 20h, Kaê Guajajara. No dia 15, a apresentação do coletivo Marajoara, como os Nativos Marajoara, Cruzeirinho e Tambores do Pacoval. O Arraial do Pavulagem se apresentará no sábado, às 20h, e no encerramento, domingo, será a vez da cantora Gaby Amarantos, também às 20h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar