A festa Meta/Esquema esquenta a pista, nesta sexta-feira (6), com uma edição especial de Círio, no Castanho Club, em Belém. O baile reúne a cena paraense que desponta na discotecagem, e traz a convidada Mary G, de São Paulo, uma das grandes DJs em atuação hoje no Brasil.
Da música internacional à paraense, tudo ao som do vinil, a noite conta ainda com o set de Bernardo Pinheiro, Bixo Selecta, Nat/Esquema e Sonoro Paraense. Os ingressos antecipados estão à venda através do Sympla e no pix [email protected].
Mary G e Bernardo Pinheiro estão vindo diretamente de São Paulo. Com apresentações em eventos em New York, Reino Unido, Berlim e Barcelona, Mary G passeia por estilos que vão do samba ao soul, jazz, rap e funk 70’. Colecionadora de discos, pesquisadora e produtora musical, ela também é uma das idealizadoras do projeto "Mistérios da Meia Noite", onde traz um universo mais sensitivo e menos usual para a discotecagem.
Já abriu shows de grandes nomes da música como Marcos Valle, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, se apresentou pelo Brasil inteiro em festivais como Coala (SP), Universo Paralelo (BA), Virada Cultural (SP), Vai Tapajós (PA), Festival Saravá (SC) e Virada dos Lençóis (MA).
Com 20 anos de pista, Bernardo Pinheiro é um dos artistas mais arrojados e versáteis de sua geração, e mostra toda sua criatividade em intervenções musicais no circuito do funk e disco music do Brasil. O DJ paraense, residente em SP, traz uma pegada tropical guiada por atmosferas percussivas e grooves energizantes, desde o Baile Tropical, projeto que criou com Patricktør4 para promover a pluralidade brasileira que alimenta seu repertório até suas intervenções em clássicos de conterrâneos como Fafá de Belém, Leila Pinheiro e outros intérpretes consagrados da música brasileira como Djavan, Emílio Santiago, Marcos Valle e Gonzaguinha, o impulso primordial é o mesmo: trabalhar essa opulenta matéria-prima de todas as maneiras possíveis.
O projeto “Sonoro Paraense” - capitaneado pelo americano Darien Lamen, professor de etnomusicologia da Universidade de Wisconsin, e pelo pesquisador musical Milton Almeida Júnior, de Belém - incendeia a pista com um set fruto de 15 anos de pesquisa sobre as festas de aparelhagem, e toda a influência caribenha do merengue, salsa e zouk que desagua no tecnobrega.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Circular deste domingo (1º) tem sabor de Círio
- Layna Bellini lança o hit "Sofrendo Dobrado"; confira!
- João The Rocha reúne comediantes em show de comédia em bar
Bruce Morais, O DJ Bixo Selecta, é colecionador de discos de vinil desde 2010 e sempre teve sua coleção voltada para a música brasileira. As pedras garimpadas ao logo desses 13 anos vão do carimbó ao rap nacional, passeando pelo manguebeat, samba, maracatu, funk, boogie, reggae e todos os emaranhados do Brasil.
“Além disso, teremos os DJs residentes que sempre preparam uma surpresinha nas edições. A gente também vai trazer multilinguagens artísticas: vai ter exposição de arte, projeção. A gente está muito feliz que essa edição e vai ser experiência muito gostosa”, diz Nat/Esquema, idealizadora do projeto.
Cultura do vinil
A festa Meta/Esquema nasce em 2021, dedicada à música brasileira no vinil. O sucesso da estreia fez o projeto ganhar novas edições, e se tornar um movimento de fortalecer a cultura do disco e ampliar a cena de DJs, pesquisadores e colecionadores musicais na cidade.
“Começamos a mapear as pessoas que estão interessadas na cena. Começamos a promover oficinas de formação para novos DJs, especialmente para mulheres, porque a gente acredita na importância na presença feminina nesses espaços, que geralmente são ocupados por homens. E a gente tem traçado uma rota de entender quem são também esses colecionadores de vinis, pra que a gente possa trazer também para o palco, entender qual é essa curadoria, e divulgar para que a galera entenda que existe um espaço na cidade pra quem consome a cultura do vinil”, diz Nat.
Quer mais notícias sobre Entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Serviço
Edição especial de Círio da festa Meta/Esquema, nesta sexta-feira, 6, a partir de 21h, no Castanho Club, que fica localizado na Av. Conselheiro Furtado, 2862 – Cremação. Ingressos antecipados estão à venda através do site Sympla e no pix [email protected].
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar