Levantamento inédito da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Nielsen BookData, revela que aproximadamente 25 milhões de brasileiros são consumidores assíduos de livros. Destes, 69% adquiriram entre 1 e 5 obras nos últimos 12 meses, enquanto 8% compraram 16 ou mais livros nesse período.
O estudo, intitulado "Panorama do Consumo de Livros", buscou traçar o perfil e os hábitos dos compradores de livros no país, entrevistando 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023. Os dados revelam que 16% da população adulta brasileira realizou ao menos uma compra de livro no último ano.
Segundo a pesquisa, 74% dos consumidores manifestaram interesse em novas aquisições nos próximos três meses, sendo que as principais motivações para a compra de livros são o crescimento pessoal e o lazer.
Conteúdo relacionado
- Engenheiro Fantasma é consagrado livro do ano
- Editoras selecionam jovens autores em chamada de originais
- Angelina Purpurina traz travessuras e encantos Infantis
No que diz respeito aos hábitos de compra, 55% dos consumidores preferem adquirir livros online, atraídos por ofertas e pela conveniência desse canal. Contudo, 40% ainda optam pela compra presencial, valorizando a experiência de manusear o livro antes da aquisição.
Quanto aos formatos, 54% dos consumidores adquiriram exclusivamente livros físicos nos últimos 12 meses, enquanto 15% optaram apenas por livros digitais, sendo o e-book o formato preferido por 81% dos leitores digitais, principalmente lidos via celular.
O gênero não-ficção para adultos desponta como o mais popular, representando 56,4% das últimas compras, seguido por ficção adulta (38,2%) e científico, técnico e profissional (17,3%).
A pesquisa também revela que, para os não compradores, o preço, a ausência de lojas e a falta de tempo são os principais fatores desmotivadores para a compra de livros, embora a leitura seja uma atividade considerada relevante por essa parcela da população.
Em relação aos prêmios literários, o Prêmio Jabuti, organizado anualmente pela CBL e que atinge sua 65ª edição neste ano, é o mais conhecido por 45,1% dos compradores de livros, enquanto 16,5% dos não compradores têm conhecimento da premiação.
Os entrevistados destacaram a importância de descontos e promoções na decisão de compra, com 63% relatando ter adquirido livros com desconto, e 73% planejando comprar livros nos próximos três meses.
Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp.
A pesquisa abrangeu 16 mil entrevistas com pessoas maiores de 18 anos em todas as regiões e estratos socioeconômicos do Brasil, apresentando uma margem de erro de 0,8% e um nível de confiança de 95%.
Para ler e acessar a pesquisa na íntegra clique no link.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar