plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ANIVERSÁRIO

Theatro da Paz completa 146 anos nesta quinta-feira

A programação de aniversário vai homenagear Carlos Gomes e Waldemar Henrique

Imagem ilustrativa da notícia Theatro da Paz completa 146 anos nesta quinta-feira camera Theatro da Paz 146 anos | Foto: Jader Paes / Agência Pará

Na quinta-feira, dia 15, o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizará uma celebração pelo aniversário de 146 anos do Theatro da Paz. Como o mais emblemático cartão postal de Belém, o Theatro da Paz foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e ainda hoje é reconhecido como um dos Teatros-Monumentos do Brasil. A ocasião também será uma oportunidade para prestar homenagens aos renomados compositores Waldemar Henrique e Carlos Gomes.

"Decidimos homenagear esses dois ícones da música, que tanto contribuíram para a cultura paraense, de forma grandiosa. A escolha de Waldemar Henrique foi uma feliz coincidência, já que seu aniversário coincide com o do Theatro da Paz, e Carlos Gomes, devido ao lançamento do livro do maestro Jonas Arraes sobre o compositor", explicou Edyr Augusto Proença, diretor do Theatro da Paz.

Inaugurado em 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando a região experimentava um significativo crescimento econômico, o Theatro da Paz foi inspirado no Teatro Scala de Milão. Sua grandiosidade é evidenciada pela perfeita acústica, lustres de cristal, piso de madeiras nobres e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. Um dos destaques é o teto da Sala de Espetáculos, adornado com uma pintura de Domenico De Angelis, retratando a mitologia greco-romana e fazendo alusão ao Deus Apolo conduzindo a Deusa Afrodite e as musas das artes à Amazônia.

Conteúdos relacionados:

Domenico De Angelis também é o autor da tela "Últimos dias de Carlos Gomes" (1899), em colaboração com Giovanni Capranesi, que atualmente está no Museu de Arte de Belém (Mabe). Esta obra, que retrata ficcionalmente os momentos finais do compositor, rodeado por figuras históricas, inclui elementos como o piano do compositor e a partitura da ópera "Il Guarany", uma de suas composições mais famosas.

Além do aniversário do Theatro da Paz, o dia 15 de fevereiro também marca o aniversário de Waldemar Henrique. O compositor, que foi diretor do Theatro da Paz e chegou a residir lá, também foi diretor da Rádio Clube do Pará e do Conservatório Carlos Gomes. Suas cerca de 200 composições, a maioria retratando temas amazônicos, renderam-lhe reconhecimento na Academia Brasileira de Música.

"Nosso Theatro da Paz é um símbolo arquitetônico, histórico e cultural do Pará. Celebrar seus 146 anos é motivo de grande orgulho, especialmente por mantermos suas portas abertas à população, com uma política de acesso e formação de público, além do contínuo investimento na preservação de sua majestosa estrutura. Esta será uma festa memorável, homenageando também dois compositores geniais que enriqueceram nossa música e cultura e deixaram um legado importante em nosso Theatro da Paz", afirmou Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.

A programação acontecerá na quinta-feira, dia 15, de forma gratuita, às 17h30, no Foyer do Theatro, com capacidade para até 50 pessoas. O evento começará com o lançamento do livro "Tão longe e tão distante: a presença de Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará", de Jonas Arraes, seguido pela apresentação de canções de Carlos Gomes por Salomão Habib.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

"O lançamento no Salão Nobre do Theatro da Paz é um evento de grande importância histórica, pois Carlos Gomes recebeu muitas homenagens neste espaço durante sua estadia, principalmente nos anos de 1882 e 1883. Lançar meu primeiro livro, uma obra sobre Carlos Gomes, no Theatro da Paz, em seu aniversário, é extremamente simbólico", afirmou o professor Jonas Arraes.

Mais tarde, às 20h, na Sala de Espetáculos, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará a Protofonia de "O Guarani", de Carlos Gomes. Os cantores Nilson Chaves, Gigi Furtado, Andrea Pinheiro e Lucinha Bastos interpretarão músicas de Waldemar Henrique. Os ingressos para este concerto estarão disponíveis na bilheteria do Theatro e online, no site ticket fácil, a partir das 9h do dia do evento, ao preço de R$2,00.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias