Em Belém, o carnaval ainda não acabou e a folia promete arrastar uma grande torcida para o desfile das escolas de samba. Com um enredo que exalta a religião do povo negro, uma escola do Jurunas vai emocionar na avenida.
A Associação Carnavalesca Império Jurunense levará para a Aldeia Cabana o enredo “Saravá Umbanda, Um Mundo Cheio de Luz”. Os desfiles das escolas de samba do segundo grupo do Carnaval Belém de Todas as Cores ocorrem neste sábado (24), a partir das 19h.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Carnaval: escolas seguem se preparando para desfile em Belém
- Carnaval de Belém já foi considerado o 3º maior do Brasil
Sediada na Passagem Marcílio Dias, a Império Jurunense promete engajar a comunidade do bairro, os povos de matriz africana de todo o Pará e organizações que lutam contra a intolerância religiosa para levar o título rumo ao grupo principal do Carnaval de Belém. Para isso, a agremiação contará com mais de 800 integrantes para desfilar nas 12 alas.
Com o enredo “Saravá Umbanda, Um Mundo Cheio de Luz”, a Império Jurunense contará a história da umbanda, religião essencialmente brasileira, que sintetiza elementos de religiões africanas e cristãs. Apesar de abranger influência de crenças distintas e diversas, a umbanda e seus adeptos são uns dos principais alvos da intolerância por motivo de fé.
O presidente da Associação Carnavalesca Império Jurunense, Alex Lobato, conta que o enredo foi abraçado de forma ampla pela comunidade. “Esse ano, a gente fala sobre a umbanda como ela é, por fora de todo o estigma que infelizmente ainda existe na sociedade por conta do preconceito. A umbanda é uma religião de paz, amor e caridade”, ressalta.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Foi com o objetivo de combate à intolerância que o Mandato Coletivo Bancada Mulheres Amazônidas promoveu, durante o mês de janeiro, a campanha “Minha Crença Não É Motivo Para Sua Violência”. Como resultado da mobilização, uma plenária com lideranças afrorreligiosas foi realizada em Belém para levantar as principais demandas desse público.
Reconhecendo a importância da campanha e da atuação da Bancada Mulheres Amazônidas na promoção do respeito às crenças, a Império Jurunense convidou o coletivo de vereadoras, formado por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme e Kamilla Sartre, para compor a ala de amigos do desfile.
“A Império Jurunense contará a história da umbanda trazendo muito axé, a força dos nossos ancestrais e a resistência do povo negro. E a nossa mandata coletiva recebeu, com muita honra, o convite para se somar nessa linda festa de valorização da cultura afro-brasileira e africana, e de combate à intolerância religiosa”, destaca Gizelle Freitas.
Fundada em 1986, a Império Jurunense recebeu o status de “escola de samba” desde 2018 - antes disso, era apenas um bloco de rua. No mesmo ano, a agremiação estreou na Aldeia Cabana já vencendo o grupo 3 do Carnaval de Belém e avançando para o grupo 2. Em 2024, claro, a expectativa é subir para o grupo principal do Carnaval.
“As expectativas são as melhores possíveis. O barracão está trabalhando, a escola está empenhada, a comunidade está engajada e nós vamos com tudo. Com a benção de Pai Oxalá, este ano, a Império Jurunense sobe para o grupo de acesso”, conclui, confiante, o compositor do samba-enredo e intérprete Tiago Lobato.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar