plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CORRE PRA ALDEIA!

Escolas de samba de Belém desfilam na última noite de folia

Neste sábado (02), ocorre o último dia de desfile das escolas de samba de Belém, na Aldeia Cabana, com muita alegria e enredos diferentes.

Imagem ilustrativa da notícia Escolas de samba de Belém desfilam na última noite de folia camera Sucesso na Aldeia, Carnaval leva público e brincantes | Alexandre Nascimento/Diário do Pará

Mesmo sendo março, o carnaval de Belém ainda está ocorrendo. Na aldeia cabana, as escolas de samba da cidade se preparam para a despedida da folia em 2024 levando enredos diferentes e muita alegria para a avenida.

Representatividade e religiosidade marcam a abertura do último dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Belém, realizado pela Prefeitura Municipal. Denunciando o racismo estrutural e em defesa das causas LGBTQIAPN+, os blocos contemporâneos carnavalescos trouxeram emoção para a Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A programação de abertura deste sábado, 2, trouxe a banda Afro Axé Dudu, Bloco Afoxé Ita Limi Sinavuru e o Bloco Fofó de Belém, juntamente com Eloy Iglesias, para celebrar o início desta última noite de desfiles na Pedreira, o "bairro do samba e do amor".

Blocos e escolas de Samba levam religiosidade para a Aldeia Cabana.
📷 Blocos e escolas de Samba levam religiosidade para a Aldeia Cabana. |(João Gomes/Agência Belém)

Abrindo a programação, a Banda Afro Axé Dudu passou pela avenida trazendo muita alegria e homenageando grandes cantores do Axé. Logo em seguida, o grupo de afoxé Ita Lemi Sinavuru, um movimento de afirmação por meio da música, do teatro e dos valores civilizatórios da África, abriu a noite com muita representatividade cantando sobre a luta contra o racismo ambiental.

“Estar aqui é uma experiência única, principalmente pela nossa representatividade. Estamos aqui representando a Umbanda, o Candomblé e todas outras religiões de matrizes africanas. Aqui estamos expressando um pouco da nossa fé”, declarou o carnavalesco Wesley Reis, que desfilou junto com o grupo.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Encerrando a abertura da noite, e representando a comunidade LGBTQIAPN+, a performatividade de Eloy Inglesias tomou conta da Aldeia. Em agradecimento a Fumbel, ele declarou que se sentiu especial pelo convite realizado. “As atrações desta noite só fortalecem a nossa cultura popular e eu espero que se torne uma tradição. Pois, neste momento, a cultura LGBT toma força e começa a ocupar lugares de poder, dos quais não sairemos. Lugares que estão recebendo o apoio da Prefeitura de Belém”, ressaltou o artista.

Confira as escolas do grupo especial que desfilam na noite deste sábado, 2:

Piratas da Batucada

  • Enredo: Por Mares Nunca Dantes Navegados;

Império de Samba Quem São Eles

  • Enredo: Preamar da Cultura do Pará;

Bole-Bole

  • Enredo: Juriê – A Fantástica Energia da Amazônia Paraoara;

Acadêmicos da Pedreira

  • Enredo: Na Sombra da Samaumeira, O Velho Mundo em Minha Aldeia;

Rancho Não Posso me Amofiná

  • Enredo: Isso Que é Amor. Onde o Rancho For, Eu vou!;

Xodó da Nega

  • Enredo: Nossa Majestade, O Carnaval.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias