A Amazônia é vista e falada em várias partes do mundo e a sua rica é alvo de grande interesse por gente de todas as naçoes, principalmentre, sobre os costumes, a músicas e os modos de vida dos povos indígenas da região. Na Europa, um grupo formado por mulheres está levando parte desse complexo legado cultural como bandeira e expressão artística.
O grupo “As Karuana” estão realizando a sua primeira turnê pela continente europeu. O grupo surgiu na cidade de Santarém, oeste do Pará, e está realizando uma série de apresentações em algumas cidades do Velho Mundo.
A banda começou as apresentações no último dia 10, em Freiburg, na Alemanha. Está prevista uma apresentação em Berlim, nesta sexta-feira (17) e uma série de apresentações previstas entre os dias 20 a 24 deste mês, em Amsterdã, na Holanda.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Conheça o incrível mundos dos quadrinhos na Amazônia
- Castanha impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia
- Dia da Amazônia: Belém guarda partes da região
“Essa turnê é um marco importante para a visibilidade da cultura indígena, de Santarém e dos territórios do Baixo Tapajós. Não se trata apenas de música, mas sim de arte utilizada como uma forma de proteção do bioma amazônico. Nossa arte é uma ferramenta de defesa de nossas florestas, águas e territórios”, afirma Nilma Tapajó, vocalista do grupo.
O repertório tem como destaque canções de artistas da Amazônia, além de artistas nacionais. Nomes como Verequete, Carrapicho, Mestre Chico Malta e Leci Brandão estão no repertório da banda.
Quer saber mais sobre Entretenimento? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
O grupo foi criado em 2019 com a missão de ecoar a voz da mulher indígena pelo mundo, em defesa dos rios, da floresta e dos direitos dos povos originários.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar