O quadro Rolê do Café, da jornalista Lana Oliveira, puxou o sinal e a primeira parada foi no café do Centro Cultural Palacete Faciola, o Palace Coffee, que fica em um dos casarões antigos do prédio, localizado na Av. Nazaré, em Belém. O 1° episódio está disponível em seu perfil no Instagram (@lanaolliveira_).
A jornalista explica que a ideia de fazer o primeiro episódio no Palacete Faciola, era juntar a vontade de tomar café e, ao mesmo tempo, fazer um passeio histórico. "O quadro #RolêdoCafé tem essa missão de mostrar lugares legais para tomar um bom café e fazer um passeio agradável. E o Palacete Faciola tem tudo isso, foi por essa razão que escolhi o espaço para fazer a estreia do projeto, pois além de ter uma cafeteria, o público ainda pode aproveitar para conhecer os três casarões que conta a História de Antônio Faciola e ainda podem visitar o Museu da Imagem e do Som", disse.
O Palace Coffee é uma cafeteria e Bistrô, que funciona de terça a sexta, no horário das 09h às 17h. O local tem um cardápio variado, que conta com opções de café da manhã e refeições para o almoço.
Para quem trabalha por lá, é uma satisfação poder vivenciar um pouco da história do Palacete. "Para mim, trabalhar em um café no Palacete Faciola é um sonho realizado, pois eu amo casarões antigos. Eu amo também ouvir as pessoas que chegam e contam as histórias dos casarões de Belém com aquele brilho no olhar, apaixonados pela cidade e a gente acaba conquistado várias amizades", revelou Creuza Vilhena, cozinheira do Palace Coffee.
Assista ao primeiro episódio do Rolê do Café:
https://www.instagram.com/reel/C7pHIUPucRo/?igsh=MWQ0aGd3bGZ1amh4YQ==
Histórico
O Palacete Faciola foi projetado em 1895 e concluído em 1901, com o intuito de abrigar a família do arquiteto, pianista, livreiro e banqueiro Antônio Almeida Faciola, personagem importante no cenário político e econômico da capital paraense. O prédio é um conjunto de três casarões antigos, que trazem uma arquitetura eclética, com predominância do estilo “Art Noveau” e do período da “Belle Époque”.
Conteúdo relacionado:
Após passar por obras de restauro, revitalização e requalificação, o espaço foi reinaugurado em 25 de junho de 2022, pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O atual Centro Cultural Palacete Faciola possui o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), um auditório com capacidade para 105 pessoas e o Museu da Imagem e do Som (MIS), idealizado pela jornalista Eneida de Moraes, que abriga um acervo com cerca de 4.460 mídias sonoras em fitas K7, discos de vinil e CD’s; e 4.485 mídias audiovisuais, que englobam fitas VHS, rolos de películas 35mm/16mm, DVD’s, fitas mini DV e DV Cam e HD Cam. A coleção também possui 600 fotografias de acesso público e 500 materiais impressos, além de uma sala de exibição de documentários.
Serviço:
O 1° Episódio do #RolêdoCafé está disponível no Instagram: @lanaolliveira_
O Centro Cultural Palacete Faciola funciona sempre de terça a domingo, das 9 às 17h. A entrada é gratuita.
O Palace Coffee funciona de terça a sexta, das 9h às 17h.
End: Avenida Nazaré, n° 194, esquina com a Tv. Doutor Moraes, no bairro de Nazaré.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar