A cultura do Boi-Bumbá também vive em Belém! Neste sábado (8), tem início os cortejos juninos do Boi-Bumbá Flor da Juventude. A largada ocorre às 19h, na Passagem Bugarim, e às 21h do mesmo dia, na Passagem Ezeriel, ambas no Guamá, bairro-sede do grupo com mais de 20 anos de trajetória.
As apresentações continuam ao longo de toda a quadra junina. No dia 15, é a vez da Passagem Francisco Lobato receber a toada e ser colorida pela passagem do boi, a partir das 21h. A programação encerra no dia 22 com duas apresentações: às 20h, na Sede do Clube do Remo, bairro de Nazaré; e às 22h, na Passagem Tiago Way, na Cremação.
A expectativa é que mais de 50 crianças, jovens e adultos participem dos cortejos. Ao longo dos meses de abril e maio, os brincantes participaram das oficinas de barricas, confecção de adereços, bordado e costura e produção do boi, além dos ensaios para os Autos do Boi. As atividades ocorreram na sede-curral do Boi-Bumbá Flor da Juventude, localizada na Rua Caraparu.
O artesão Benedito Oliveira, fundador e presidente do Boi-Bumbá Flor da Juventude, conta que o projeto cumpre um importante papel de promover inclusão social e acesso à cultura popular para crianças em situação de vulnerabilidade social. “É uma gratificação imensa a gente acolher essas crianças e jovens e trazer eles para dentro do nosso barracão”, diz.
André Abrão, de 13 anos de idade, é uma das "tripas do boi", como é chamada a pessoa responsável por conduzir o protagonista da festa. Ele afirma que é uma “grande responsabilidade” comandar os cortejos. “A primeira vez que eu dancei com o boi foi aos 11 anos e, hoje, vejo que é uma grande responsabilidade e alegria”, declara o jovem.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Shopping de Belém recebe segunda edição de Festa Literária
- Fabio Zanon e OSTP apresentam o “Concierto de Anjuez”
Em Belém, a cultura do boi-bumbá está relacionada à história da cidade. No século 19, com as manifestações de batuques e toadas em festas de São João, já se fazia menção a um “turbulento Boi Caiado” em jornais da cidade. Os espetáculos ocorriam nos subúrbios e contavam com a presença do povo, que tinham nesse ato uma forma de extravasar.
“Nos inspiramos nos grupos de boi-bumbás nortistas, que atuam no trabalho comunitário com crianças e jovens, fornecendo acesso à cultura regional e periférica. O boi-bumbá construiu a identidade cultural coletiva nas periferias da cidade, por isso a importância de fomentar essa grande representação da cultura popular e resgatar suas origens”, explica a produtora cultural do projeto, Jamilly Lopes.
Quer saber mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp
O projeto ainda prevê a produção de um curta-metragem e a implementação do programa “Conhecendo o Boi-Bumbá” nas escolas locais. O Boi-Bumbá Flor da Juventude foi contemplado pela Lei Complementar Nº 195/2022, conhecida como “Lei Paulo Gustavo”.
Serviço:
Cortejos juninos do Boi-Bumbá Flor da Juventude
08/06, 19h - Passagem Bugarim
08/06, 21h - Passagem Ezeriel
15/06, 21h - Passagem Francisco Lobato
22/06, 20h - Sede do Clube do Remo
22/06, 22h - Passagem Tiago Way
Redes sociais: @bbflordajuventude (Instagram)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar