plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
FESTIVAL

Festival de Veneza contará com dois filmes brasileiros

Com Walter Salles e Petra Costa, Brasil garante dois filmes na seleção de 2024

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festival de Veneza contará com dois filmes brasileiros camera Fernanda Montenegro, estrela de Central do Brasil, e conta ainda com Fernanda Torres | Reprodução

O Festival de Veneza é um dos mais antigos e prestigiosos festivais de cinema do mundo. Realizado anualmente na cidade de Veneza, na Itália, desde 1932, ele é parte da Bienal de Veneza e celebra o melhor do cinema internacional. O festival é conhecido por seu foco em filmes inovadores e artísticos, e muitas vezes serve como um importante trampolim para filmes e cineastas rumo ao reconhecimento internacional. Além dos prêmios, como o Leão de Ouro para o Melhor Filme, o evento também promove uma ampla gama de discussões e eventos relacionados ao cinema.

Além de apresentar grandes lançamentos hollywoodianos, como "Coringa 2" e "Beetlejuice Beetlejuice", e renomados autores europeus como Luca Guadagnino e Pedro Almodóvar, a seleção oficial do Festival de Veneza 2024 incluirá dois filmes brasileiros, com novos longas de Walter Salles (Central do Brasil) e Petra Costa (Democracia em Vertigem).

Salles competirá pelo Leão de Ouro, o principal prêmio do Festival, com "Ainda Estou Aqui". Também selecionado para o TIFF, o Festival de Toronto, o filme marca a reunião do cineasta com Fernanda Montenegro, estrela de "Central do Brasil", e conta com Fernanda Torres e Selton Mello no elenco. "Ainda Estou Aqui", o primeiro filme original da Globoplay, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua família. O relato inicia-se no início dos anos 70, quando um ato de violência transforma a vida da família Paiva para sempre.

Conteúdos relacionados:

“Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice," disse Salles. "No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil."

O filme de Petra Costa, intitulado "Apocalipse nos Trópicos", é um novo documentário que estreia no Festival de Veneza fora de competição. A página oficial do longa no site do festival não divulga muitos detalhes, exceto a duração. Diferente de "Ainda Estou Aqui", "Apocalipse nos Trópicos" não estará na competição oficial.

Quer ler mais notícias de Cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp

O Festival de Veneza 2024 ocorrerá na cidade italiana de 28 de agosto a 7 de setembro deste ano. A seleção inclui grandes continuações hollywoodianas, como "Coringa: Delírio a Dois" e "Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice", além de filmes de autores renomados, como "Ainda Estou Aqui" de Walter Salles. Também estão na programação "Queer", de Luca Guadagnino, com Daniel Craig, e "The Room Next Door", o primeiro longa em inglês de Pedro Almodóvar, estrelado por Julianne Moore e Tilda Swinton.

"Beetlejuice Beetlejuice", que será o filme de abertura do Festival, estará fora de competição, assim como "Lobos", de Jon Watts, com Brad Pitt e George Clooney, "Cloud", o segundo filme do renomado japonês Kiyoshi Kurosawa em 2024, e "Apocalipse nos Trópicos", da documentarista brasileira Petra Costa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias