O Festival Canção da Transamazônica (Fecant), evento cultural realizado anualmente na cidade de Altamira, no sudoeste do estado do Pará, recebeu o importante reconhecimento como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.
A Lei nº 10.752, que concede essa distinção, foi sancionada pelo governador Helder Barbalho e publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (5). O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa e tem como autor o deputado estadual Elias Santiago (PT).
A décima edição do Fecant acontecerá nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro, e o evento promete trazer uma programação diversificada e intensa para o público de Altamira e região.
Conteúdo Relacionado
- Aparelhagens agora são patrimônio cultural imaterial do Pará
- Marujada é patrimônio cultural do Brasil, segundo Iphan
- Gaby Amarantos é reconhecida como Patrimônio do Pará
Em suas redes sociais, a cantora e compositora Joelma Klaudia, idealizadora e coordenadora do festival, celebrou o reconhecimento e a importância do Fecant para a cultura local.
“A nossa luta é pela educação, arte, cultura, turismo, biodiversidade e pelos povos originários. A única coisa que nos afasta de uma cidade mais evoluída, especialmente no que se refere aos artistas, é a oportunidade. O Fecant é um projeto democrático e coletivo”, disse Joelma Klaudia.
Uma Programação Diversificada e Premiação de R$ 48.500
O Festival Canção da Transamazônica é composto por uma série de atividades culturais, incluindo concursos de músicas originais, tanto no âmbito nacional quanto regional, e shows gratuitos com artistas convidados, incluindo nomes de destaque nacional.
Quer ler mais notícias de Cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp
Além disso, o evento realiza projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e povos indígenas do Xingu, promovendo o intercâmbio cultural e o fortalecimento da cena musical local. O festival também tem um papel importante no estímulo ao turismo e à economia de Altamira, atraindo visitantes e artistas de todo o Brasil.
Na edição deste ano, 37 artistas de várias partes do Pará e do Brasil competem por uma premiação total de R$ 48.500. Os artistas convidados para os shows da décima edição do Fecant incluem Zaynara, representante do beat melody e conhecida por seus sucessos com Joelma e Pabllo Vittar; Natália Matos, Kiko Netto e Sandrinha Eletrizante, que prometem agitar o público de Altamira com apresentações eletrizantes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar