
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás preparou uma programação especial para celebrar a 23ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
As atividades, que acontecem de 12 a 17 de maio, têm como foco o patrimônio arqueológico, os modos de expressão e a ancestralidade da região sudeste do Pará. De acordo com Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura, a programação foi pensada para "fomentar debates acerca da função social dos museus e equipamentos culturais".
Leia também
- Brasileiro Maycon Nunes participa de exposição em Nova York
- Arraial do Pavulagem divulga agenda para a quadra junina de 2025
Ela destaca que o objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento, à cultura e à informação. "Acreditamos fortemente no acesso como chave para a construção de conhecimento da população e até mesmo como forma das pessoas se apropriarem da história delas", afirmou.
Quer receber mais notícias da agenda cultural do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Patrimônio arqueológico em destaque
A abertura da programação teve a palestra "Arqueologia na Amazônia: o Patrimônio Arqueológico de Canaã dos Carajás (PA)", ministrada por Isaque Souza, da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
A palestra contou com informações sobre diversas pesquisas arqueológicas realizadas na região da Serra dos Carajás desde o século passado. Os estudos revelaram dados fundamentais sobre a ocupação humana na Amazônia, com cerca de 80 sítios arqueológicos já identificados em Canaã dos Carajás, registrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA).
Um desses sítios, conhecido como NV-VI, possui datação de aproximadamente 9.970 anos antes do presente, associada a sociedades de caçadores-coletores.
Essas descobertas contribuem significativamente para a compreensão dos modos de vida, saberes e práticas das antigas populações amazônicas.
Cinema e cultura local
A programação inclui também a exibição de dois filmes. Nesta terça-feira (13), às 14h, será exibido "Pés de Peixe", que conta a história de Guilherme, um jovem ribeirinho que participa de uma corrida local para ajudar sua comunidade a comprar um gerador e suprir a falta de energia.
Já no dia 14, às 19h, será a vez de "Além do Minério", um filme que explora a riqueza cultural de Canaã dos Carajás e mostra como o fluxo migratório e a diversidade de culturas formam a identidade única da região.
A exibição ocorrerá simultaneamente na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e no Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá, seguida de um bate-papo com diretores, personagens e alunos.
Oficinas e mostra cultural
Nos dias 15 e 16 de maio, serão realizadas oficinas de "Confecção de Indumentária de Boi e Chapéu de Fitas". As atividades irão das 8h às 12h na Agrovila Nova Jerusalém e das 14h às 17h na Casa da Cultura.
Durante as oficinas, os participantes aprenderão técnicas de costura, bordado e aplicação de materiais, além de conhecerem a história e o significado dessas tradições.
Para encerrar a Semana dos Museus, no dia 17 de maio, às 16h, será realizada uma Mostra Cultural na Casa da Cultura. O evento é um grande Encontro de Boi-Bumbá e reunirá o grupo Brilho do Sol e apresentará os resultados das oficinas culturais.
Na ocasião, também ocorrerá a culminância do primeiro módulo do Programa Pequenos Agentes Culturais, desenvolvido pelo setor educativo da Casa da Cultura.
Sobre a Casa da Cultura e o Instituto Cultural Vale
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço do Instituto Cultural Vale desde 2021. Atualmente, é um importante aparelho cultural de promoção e preservação da cultura no Pará, onde mantém uma escola de arte-educação com aulas de música, dança e teatro, que atende cerca de 700 pessoas.
O Instituto Cultural Vale, criado em 2020, acredita que a cultura transforma vidas e já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal.
A Semana dos Museus em Canaã dos Carajás reflete os princípios de democratização do acesso à cultura e promoção da identidade da população local, alinhados às diretrizes do Instituto Cultural Vale.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar