plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FESTIVAL DANÇA EM TRÂNSITO

Festival Dança em Trânsito passará por Belém e mais 32 cidades

Dias 16 e 17 de agosto, quatro companhias internacionais e duas nacionais realizam espetáculos e residência de intercâmbio na Ilha do Combú e em Belém do Pará

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Festival Dança em Trânsito passará por Belém e mais 32 cidades camera O festival também passará por Canaã dos Carajás, Parauapebas, Curionópolis e Serra Pelada | (Divulgação)

Maior a cada edição e com atividades que atualmente se estendem por praticamente o ano todo, o Dança em Trânsito está de volta ao Pará! A primeira parada ocorre na Ilha do Combú, dia 16 de agosto (sábado), e em seguida, a trupe formada por quatro companhias de dança internacionais e duas nacionais atravessam o Rio Guamá em direção à capital.

Elas aportam no Theatro da Paz no dia 17 de agosto (domingo), trazendo mais espetáculos, e ainda, o resultado de uma Residência de Intercâmbio Profissional com Criação realizada no estado. O 23º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

Na Ilha do Combú, a programação começa às 11h, no Espaço ORYBA. Com público ribeirinho e bailarinos profissionais na plateia, será apresentado o espetáculo “A CIEGAS”, pela Elelei Company (Barcelona, Espanha).

Em seguida será apresentado o espetáculo resultado de uma residência de criação entre artistas do Brasil e da Coreia do Sul, em celebração à COP30. E para fechar a programação por lá, a T.F. Cia de Dança (São Paulo, SP) apresenta o espetáculo “SOB A PELE”.

No Theatro da Paz, a programação inicia às 11h20, com o espetáculo “SOB A PELE”. Em seguida, o público confere o espetáculo resultante da residência de criação promovida por Beatriz Mira & Tiago Barreiros (Lisboa, Portugal). Também se apresenta o TOB Group (Seul, Coreia do Sul), com o espetáculo “FAN MADE”, em celebração a COP30.

Na sequência, serão apresentados os espetáculos de dança “CORRENTE”, de Beatriz Mira & Tiago Barreiros (Lisboa, Portugal); “DUAL”, de Marcat Dance (Vilches, Espanha); e “REZA”, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ). A produção local do festival é da coreógrafa Waldete Brito.

RESIDÊNCIA

Belém também recebe uma das Residências de Intercâmbio Profissional com Criação, que promovem a integração das diferentes regiões a partir da criação de coreografias por artistas e coreógrafos convidados brasileiros e estrangeiros para artistas de todo Brasil selecionados por chamamento, fortalecendo a troca de experiências e ampliando o conhecimento dos envolvidos. Os portugueses Beatriz Mira e Tiago Barreiros conduzem as residências no Pará, que já selecionou 10 profissionais para esta experiência.

Beatriz Mira é intérprete e criadora, com passagens pela CPBC, Companhia Instável e projetos de Paula Pinto. Em parceria com Tiago Barreiros, desenvolve criações autorais desde 2020. Co-criou “Atopos”, premiada na Mostra Nacional de Jovens Criadores, e concluiu o Mestrado em Criação na Escola Superior de Dança em 2024.

Nesta residência, a dupla buscará o encontro entre as características específicas e interesses dos intérpretes, assim como o caminho artístico que eles têm percorrido em conjunto, com foco em um corpo sensorial e plástico, no desenvolvimento de personagens pela estilização de ações e no trabalho em parceria. Esta será uma exploração aberta com intuito de partilha e desenvolvimento da sensibilidade e expressão humana.

GRUPO TÁPIAS – CIA ASSOCIADA

O Grupo Tápias é a companhia de dança associada ao Dança em Trânsito desde suas primeiras edições. Mantém um quadro estável de bailarinos estrangeiros e brasileiros e, ao longo dos anos, vem criando uma sólida base técnica, além de incessante pesquisa de linguagem própria, com direção artística de Flávia Tápias.

Até 11 de outubro, o festival passa pelas cidades/distritos de Belo Horizonte (MG), Casa Branca/Brumadinho (MG), Córrego do Feijão/Brumadinho (MG), Coronel Fabriciano (MG), Timóteo (MG), Ipatinga (MG), Caratinga (MG), Governador Valadares (MG), João Neiva (ES), Vitória (ES), Vila Velha (ES), Mangaratiba (RJ), Itaguaí (RJ) São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Pindaré Mirim (MA), Santa Inês (MA) São Luís (MA), Ilha do Combú/ Belém (PA), Belém (PA), Canaã dos Carajás (PA), Parauapebas (PA), Serra Pelada/ Curionópolis (PA), Curionópolis (PA), Entre Rios do Sul (RS), Alto Bela Vista (SC), Florianópolis (SC), Porto Real (RJ), Quatis (RJ), Resende (RJ) e Volta Redonda (RJ). Além de parcerias com a França e Coreia do Sul.

ESPETÁCULOS/SINOPSES

AS CIEGAS (19 min) / Elelei (Barcelona, Espanha)

Todo mundo já passou por isso: alguém cobre seus olhos por trás e pede para adivinhar quem é. Um jogo simples, feito por crianças ou pessoas muito próximas para nos fazer pensar. Mas e se, de repente, isso se transforma em outra coisa? Há momentos na vida em que as coisas chegam sem avisar, nos obrigando a tomar decisões, a mudar – e a viver essa mudança. Às vezes, esses momentos são visíveis. Outras vezes, não.

CORRENTE (11 MIN) / Beatriz Mira e Tiago Barreiros (Lisboa, Portugal)

Este espetáculo acompanha a formação de um ser uno pensando o papel da escolha numa sociedade onde viver implica a dualidade corpo-consciência. Explorando esta conexão, que se traduz em movimento plástico e vital, surge um dueto que procura sensibilizar para a unidade da existência.

SOB A PELE (20 min) / TF Cia de Dança (São Paulo, SP)

Quantas peles trocamos em uma década? “Sob a Pele – Intervenção” investiga os rastros que permanecem na relação entre corpo e cidade, num mundo de coexistências. O corpo rompe o estabelecido, extravasa pelos poros. A obra é um desejo de confluência de muitos corpos que desviam, curvam e esgarçam, conectando-nos em uma experiência sensível, exposta e protetora.

FAN MADE (12 min) / TOB Group – MIN KIM (Seul, Coreia do Sul)

Na Dinastia Chosun, o leque era um símbolo das pessoas da alta classe. No final do período Chosun, o sistema de castas já não existia, mas os nobres ainda tentavam manter seu poder e dignidade. Esses chamados “Yangban” (nobres) chegavam a carregar leques até no inverno e eram descritos como ostensivos. A peça Fan-Made tenta interpretar esse fenômeno em nossas vidas.

DUAL (22 min) / Marcat Dance (Vilches - Jaén, Espanha)

Trata-se de uma obra que propõe uma jornada sensorial e emocional, onde Javier de la Asunción e Alesia Sinato exploram, através da dança, a dualidade humana. O diálogo entre conexão e individualidade guia a narrativa, marcada pelo risco e pela ocupação do espaço. A peça, versão curta de Afines, foi criada para espaços não convencionais e estreou em novembro de 2024 no Teatro Central de Sevilha.

REZA (30 min) / Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ)

A peça brinca e se emociona com situações do dia a dia em que a oração aparece quase sem a gente perceber: quando o avião balança, quando alguém quer muito que algo dê certo, quando o amor não chega – ou está prestes a ir embora. Tem quem acenda vela, quem junte as mãos, tem quem dance.

Dança em Trânsito

Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.

Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea.

Desde a sua criação, em 2002, o Dança em Trânsito já apresentou mais de 1.272 apresentações, com cerca de 143 companhias de 21 países, envolvendo mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online, indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão”, e, em 2021, a primeira edição híbrida, que envolveu 25 cidades.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação.

Sobre a ENGIE

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.

Com capacidade instalada própria de cerca de 10,5 GW em 99 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás - TAG, concluída em 2020.

Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus

Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora.

E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente.

Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

DANÇA EM TRÂNSITO – 23ª edição

Programação completa e inscrições para oficinas podem ser vistas no site.

FICHA TÉCNICA:

  • Direção geral: Giselle Tápias
  • Direção artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias
  • Curadoria: Giselle Tápias e Flávia Tápias
  • Assistente de direção: Carolina Werner
  • Direção de Produção: Lilian Bertin
  • Produção executiva: Calu Tornaghi e Liliana Xavier
  • Identidade visual, Web design: Fernanda Valois | TRUQUE
  • Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE
  • Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli
  • Vídeos e streaming: Thales Ferreira
  • Fotografia e vídeo: Fernanda Valois I TRUQUE
  • Redes Sociais: Diego Germano
  • Assessoria Contábil: Fóres Contábil
  • Equipe de apoio: Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias