plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DIVERSÃO E APRENDIZADO

Circolando pela Amazônia chega a Canaã dos Carajás

As oficinas contarão com a aprendizagem através de números de malabarismo, acrobacias, trapézio de solo, monociclo, contorcionismo, mágica e outrros de forma gratuita. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Circolando pela Amazônia chega a Canaã dos Carajás camera O projeto promete levar alegria, diversão e muito aprendizado. | Foto: Divulgação

A arte milenar do circo estará ainda mais acessível com a chegada do "Circolando pela Amazônia", um projeto gratuito de práticas e oficinas circenses.

Uma das cidades mais produtivas do Brasil será a próxima a receber o Projeto Circolando pela Amazônia. As apresentações e oficinas ocorrerão na Usina da Paz de Canaã dos Carajás.

O Circolando pela Amazônia é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e prevê a circulação do espetáculo “O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO” pelos municípios paraenses de Belém, onde ocorreu a primeira apresentação no mês de julho, e em seguida Canaã dos Carajás e Parauapebas. A programação ainda se estenderá à capital maranhense de São Luís.

O projeto oferece ainda uma ESCOLA ITINERANTE DE CIRCO para crianças e jovens nessas localidades, com apresentação de grande espetáculo de encerramento.

Oficinas práticas ensinam a arte circense

Em cada cidade onde o projeto passar, uma marca a ser deixada é o pertencimento dos participantes que poderão aprender com os artistas que vivem o dia a dia a arte circense.

As oficinas contarão com a aprendizagem através de números de malabarismo, acrobacias, trapézio de solo, monociclo, contorcionismo, mágica e esquetes cômicas de palhaços, tudo de forma gratuita.

Inscrições atendem a critérios sociais

Para as inscrições dos participantes, o Circolando pela Amazônia fez parceria com instituições sociais, e vai atender um público em situação de vulnerabilidade, priorizando a inclusão de mulheres, pessoas negras, pessoas oriundas de povos indígenas, comunidades tradicionais, inclusive de terreiros e quilombolas, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade.

O espetáculo O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO é dirigido pelo palhaço Tchesco Villares, e composto por profissionais experientes, incluindo brasileiros e imigrantes, com passagem por grandes circos mundiais e nacionais, como o Ringling Brothers Circus (EUA), Teatro Yoshimoto (Japão), Blackpool Tower Circus (Inglaterra), CirKus Merano (Noruega), Circo Garcia (Brasil), Marcos Frota Circus e vários outros.

Assim como o espetáculo “O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”, o projeto Circolando pela Amazônia conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da AS Monteiro - Consultoria e Projetos Especiais e do Ministério da Cultura.

Com apresentação nas ruas, não possui lona e tem como objetivos contribuir para a preservação e divulgação da arte circense, hoje em grave crise em todo o território nacional visando promover a geração de emprego e renda para artistas e outros profissionais ligados ao circo e contribuir para democratização do acesso ao circo no Brasil.

Uma porta para a descoberta da arte

Tchesco Villares, diretor do espetáculo avalia o projeto como uma grande oportunidade ao público de ter acesso à arte. “É um espetáculo circense com participação do público, onde temos apresentações de malabarista, equilibrismo, palhaço, mágico, tecido aéreo e Bambolê. Os artistas são fantásticos, a exemplo da Romina, da Argentina; Dany, do Chile; Zambone, do Ceará e eu, Tchesco Villares, do Rio de Janeiro. Todos com passagem por Europa Ásia e também América do Norte”, diz ele.

Para o diretor, o que será mostrado vai além do que está no imaginário. "Vamos mostrar o lúdico e a magia que emociona todas as idades: bambolê, perna de pau, palhaçaria, mágica e malabarismo. O aluno vai poder escolher qual matéria gostaria de participar. Todos serão acompanhados por professores de circo onde vai acontecer um convite após as aulas e os alunos vão participar de um espetáculo com o elenco do show” adiantou Tchesco, enfatizando que esta é uma oportunidade única onde a criança ou jovem tem oportunidade de conhecer de perto o universo do circo ao vivo, descobrindo formas de expressar interagir em grupo com atividade física e expressão corporal.

Veja a programação

1 – OFICINAS ARTÍSTICAS

Período: 18 a 22 de agosto (segunda-feira à sexta-feira)

Horário: 08h às 12h ou 14h às 18h

Oficina 01: Acrobacias e formação de palhaços de circo

Instrutor: Tchesco Villares

Oficina 02: Mágica

Instrutor: Mágico Zambone

Oficina 03: Bambolê e tecido aéreo

Instrutora: Romina Soledade

Oficina 04: Malabares e perna de pau

Instrutor: Daniel Rivera

SERVIÇO

Projeto Circolando pela Amazônia

ESPETÁCULO “O MUNDO COLORIDO DO CIRCO BRASILEIRO”

Datas: 16, 17, 23 e 24 de agosto. Horário: 19h

Local: Usina da Paz de Canaã dos Carajás

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias