Belém (PA) assume um papel central na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Em foco estão pautas urgentes como justiça climática, economia da biodiversidade amazônica, transição energética e a infraestrutura sustentável para enfrentar enchentes e aquecimento global — pautas fortalecidas por negociações, projetos ambientais e ações que poderão servir de referência para a região amazônica e para o mundo.
A cidade, portanto, também se volta para a cultura e a participação popular. Durante o período de novembro, Belém ganha uma programação extensa, muitas vezes gratuita e de baixo custo.
Programações culturais gratuitas e acessíveis
Praças, teatros e museus da cidade expõem a arte, diversidade e força cultural da Amazônia, multiplicando vozes e performances na defesa do meio ambiente.
Nos espaços turísticos como Boulevard da Gastronomia, Casa das Onze Janelas, Theatro da Paz e o novo Mercado de São Brás, uma programação diversificada com shows musicais, teatro, dança, cinema e exposições será realizada de 6 a 14 de novembro, com atividades que conectam cultura e sustentabilidade.
Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a Feira do Açaí recebe a Batucada da Consciência. O ritmo do tambor abre as manifestações às 19h, celebrando a ancestralidade afro-amazônica em uma noite de samba e batuque.
No dia 10 de novembro, Belém se enche de arte: o Museu de Arte de Belém (Mabe) estreia, às 15h, a exposição internacional VAZIO sobre TERRA, que aborda meio ambiente e ancestralidade. Mais tarde, às 16h, o Lounge Casa dos Oceanos toma conta da Casa das Onze Janelas, com experiências interativas que unem arte, ciência e sustentabilidade marinha.
O público infantil também ganha espaço na agenda cultural de Belém, com o espetáculo “Pássaro Junino Tucano, o Guardião dos Saberes da Floresta”, que será realizado no dia 10 de novembro, às 18h, no Teatro Waldemar Henrique.
O cinema também marca presença na Mostra Pan-Amazônica, no Cine Líbero Luxardo, no dia 11 de novembro, às 19h, com a exibição de produções que retratam a diversidade da região. Também no dia 11, às 20h, a Casa NINJA Amazônia abre as portas para a Festa NINJA, com apresentações de Felipe Cordeiro e DJs convidados, em uma celebração de música, ativismo e resistência.
No dia 13 de novembro, é a vez do tradicional Cortejo do Cordão do Peixe-Boi, do Arraial do Pavulagem, realizado das 9h às 12h, às margens da baía. Também no dia 13, o grupo indígena Surarás do Tapajós encerra o Climate Justice Day, no Mercado de São Brás, com cânticos e danças tradicionais, marcado para às 18h30, encerrando a semana em clima de festa e ancestralidade.
Outras atrações culturais
A ópera “I-Juca Pirama”, de Gilberto Gil e Paulo Coelho, no palco do Theatro da Paz, também é um dos destaques culturais no período de novembro, sendo realizada nos dias 10, 11 e 12, às 20h. Haverá venda de ingressos. Bares e casas de show e cultura privados também terão atividades durante a COP, com cobrança de ingresso.
Confira a programação completa:
- Bar Na Maré – Sexta Desacostumada (7 de novembro), a partir das 18h.
- Casa Apoena – Baile Felina, no mesmo dia (7 de novembro), às 21h.
- Espaço Discos ao Leo – Mostra Ecos da Discos, com performances experimentais (de 6 a 14 de novembro).
- ITA Center Park – Coletivo Themônias faz cortejo performático Itakaralho (de 6 a 14 de novembro).
- Space Club – Festa Noize – Edição Especial com DJs e luzes intensas até o amanhecer (8 de novembro), às 22:30h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar