plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
VOZES ANCESTRAIS

Renato Rosas lança música inédita com show em Belém

Evento une reggae, ancestralidade indígena e direitos humanos no Açaí Biruta Kabana

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Renato Rosas lança música inédita com show em Belém camera A obra combina reggae com elementos da cultura indígena, incluindo flauta colombiana e solos inspirados na “Canção do Vento” da Festa da Menina Moça do povo Tenetehara-Tembé. | Divulgação

Neste domingo (21), Belém recebe o show de lançamento da música “Tembé”, do cantor e compositor paraense Renato Rosas. A apresentação será realizada a partir das 16h no Açaí Biruta Kabana e contará com a participação especial do cantor e compositor maranhense Pedro Beydoun, atualmente integrante da banda Tribo de Jah, um dos principais nomes do reggae nacional.

Mais do que entretenimento, “Tembé” se posiciona como um manifesto social. A canção integra o e-book “Ser Humano - Conhecer a Luta, Apoiar os Direitos”, desenvolvido em parceria com a ONG OCAS (Organizações Comunitárias de Adesão Social), e esteve entre as músicas mais ouvidas na playlist Reggae COP 30, pré-lançada pelo DJ Vitor Pedra durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). A letra denuncia a realidade do povo Tenetehara-Tembé, abordando questões como território, cultura, saúde, educação e resistência indígena na Amazônia paraense.

Conteúdos relacionados:

A produção musical e a composição de violão solo cigano são de Renato Rosas, que também conduz a melodia Tembé na flauta colombiana, conferindo à música uma identidade sonora única. Participam ainda da faixa Everton MC (rima), Maurício Panzera (contrabaixo e letra), e Ismael Melo (bateria e samples), formando uma obra que une reggae, ancestralidade e consciência social.

Um dos destaques da música é o solo de flauta indígena andina, afinada em Fá maior, inspirado em sonoridades ancestrais de povos da Amazônia e de regiões pré-colombianas, como Peru, Bolívia, Equador, Chile e Guatemala. Segundo Renato Rosas, a inspiração surgiu a partir de pesquisas e vivências culturais na América do Sul.

O solo foi criado com base na “Canção do Vento”, entoada na tradicional Festa da Menina Moça do povo Tenetehara-Tembé, durante celebração na Aldeia Frasqueira, com consentimento do cacique Kamiram Tembé e da comunidade, respeitando protocolos culturais e espirituais.

“Utilizar a arte como instrumento de transformação social sempre foi um propósito. Essa música nasce do respeito, da escuta e do compromisso com a causa indígena”, afirma Renato Rosas. O cantor também foi reconhecido internacionalmente pelo evento Liderazgo Sostenible, promovido em novembro de 2025 pela Solidaritas, em Lima (Peru), que destaca lideranças que promovem sustentabilidade e transformação social.

Quer mais notícias de Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O show tem como objetivo consolidar o reggae como ferramenta de resistência, espiritualidade e conscientização social. Pedro Beydoun, com destaque nacional pelo EP “O Anúncio”, promete reforçar a proposta do evento ao trazer a força do reggae maranhense para Belém.

Serviço:

Show de lançamento da música “Tembé” - Renato Rosas

  • Participação especial: Pedro Beydoun (Tribo de Jah) e artistas locais
  • Data: 21 de dezembro de 2025
  • Horário: a partir das 16h
  • Local: Açaí Biruta Kabana
  • Entrada: gratuita para mulheres até 18h30
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias