O Brasil é conhecido mundialmente por vários símbolos e cada um carrega consigo a personalidade de cada região. Diante disso, os nordestinos carregam na lembrança nesta sexta-feira (2), um dos artistas mais queridos da região: o cantor Luiz Gonzaga que nos deixou há exatos 30 anos.

Conhecido como “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga deixou uma grande contribuição para a música brasileira com canções de sucesso como Juazeiro, Baião de Dois, Seridó e a mais conhecida delas, Asa Branca.

 

Além de carregar o sucesso no acordeom, Gonzagão era admirado por vários artistas famosos do país, onde entre seus fãs estavam Caetano Veloso, Gilberto Gil, Reginaldo Rossi e Dorival Caymmi.

Luiz Gonzaga sofreu nos últimos anos de vida de uma osteoporose e durante um tratamento médico, o cantor faleceu no dia 2 de agosto de 1989, aos 76 anos em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. 

Velado em Recife (PE), Gonzagão recebeu inúmeras homenagens de artistas e fãs e o seu corpo foi sepultado na cidade natal, Exu, no sertão pernambucano, em um dos momentos mais dolorosos para o povo nordestino.

MAIS ACESSADAS