O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética, na última terça-feira (14), contra ações publicitárias de responsabilidade da Ambev e do cantor Gusttavo Lima, após a exploração do consumo de álcool durantes lives, intituladas ‘Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa’ e ‘Buteco Bohemia em Casa’, veiculadas na rede social do cantor.

A representação foi aberta pelo Conar a partir de denúncias recebidas por dezenas de consumidores, que consideraram as ações publicitárias desapropriadas ao que diz os cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. 

O Conselho cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives de Gusttavo a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto. Segundo o comunicado do órgão fiscalizador, “a direção do Conar, ao acolher a denúncia dos consumidores, destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país, mas considerou que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida ao crianças e adolescentes.”

O artista e a Ambev têm prazo regimental para enviar uma defesa ao Conselho de Ética, se assim desejarem, ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas.

Gusttavo Lima durante live Foto: Reprodução

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