A exposição dos famosos nas redes sociais pode ter os seus benefícios, porém, em alguns casos, torna-se porta de entrada para assediadores. Um exemplo disso é a atriz Giovanna Rispoli, hoje com 18 anos, que revelou ter sido vítima de assédio na internet, aos 12 anos. 

"Acho que quanto mais criança se é, mais nojento é ler esses comentários. Eu não sabia como lidar ", disse a jovem, que está no ar na reprise da novela "Totalmente Demais". 

Apesar de parecer chocante, esse tipo de abuso é mais comum do que se pensa. A atriz Mel Maia, de 15 anos, também denunciou, no início deste ano, que tinha levado uma cantada obscena de um homem adulto casado. Na época, a adolescente fez questão de expôr o criminoso e ainda fez print da mensagem e mandou para a esposa do assediador.

Esse tipo de crime pode ser classificada como uma espécie de pedofilia que parece ser bem aceita. Nos último anos, a expressão "novinha" se tornou moda e acabou dando espaço para a prática criminosa, onde crianças e adolescentes são abordadas nas redes sociais com comentários e mensagens carregados de conteúdo obsceno. 

Essa "normalização" do uso da expressão pode ser visto nas letras dos funks atuais. Um exemplo é o trecho "a festa estava da hora, cheia de novinhas", onde se tornou comum ver os homens falando frases como essa. 

Uma adolescente que se tornou conhecida pela "sexualização" precoce é a cantora MC Melody. Ela ganhou a fama aos 9 anos, quando seu pai lotava suas redes sociais com fotos sensuais. Ele chegou a ser investigado pelo Ministério público e o perfil da garota foi tirado do ar. Aos 11 anos, a menina voltou às redes. Atualmente, com 13 anos, o perfil da artista, que tem 7 milhões de seguidores, segue cheio de fotos sensuais, onde a mesma recebe diversos elogios e cantadas. 

Assédio ou importunação sexual? Saiba a diferença!

Meu primeiro assédio

Apesar de parecer algo novo, a cultura de assediar crianças é mais antiga. No caso de meninas, essa prática parece ser quase uma trágica tradição. 

Em 2015, a campanha "Meu primeiro assédio" fez com que mulheres de todo o país revelassem a primeira vez que foram vítimas de assédio. Na maioria das vezes, as meninas tinham entre 9 e 10 anos. Perceber a idade em que esse tipo de crime começa a ocorrer na vida das mulheres é algo chocante, mas nada surpreendente. Uma explicação para a grande ocorrência da prática pode ser explicada pela relação entre o assediador e a criança. 

Ao contrário do que a maioria pensa, nem todo pedófilo é "um monstro", alguns são pais de família, amigos dos pais, todos bons cidadãos. Agora, um homem que dá em cima de uma criança de 12 anos é o que? E aqueles que cometeram assédio passando a mão em crianças e cometendo crimes do tipo? Mesmo que seja algo comum, é importante ressaltar que isso não é normal e nem banal e tem que acabar. 

Uma dica é poder contar com a ajuda dos próprios homens. Parem de ser coniventes! Não caia no papo do seu amigo falando de "novinha" só para mostrar que é macho. Se você viu alguma situação em que um amigo ou conhecido de 40 anos está de olho em uma "gatinha" de 12 anos, repreenda. Faça questão de mostrar que ela é uma criança. 

Por fim, é válido destacar que assediar é errado independentemente da idade que tenha a mulher. De passar a mão a mandar mensagem com conteúdo sexual, tudo isso é inaceitável. Quando falamos de criança, a situação fica ainda pior. 

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS